Em situação delicada na Série A, Bahia visita o Flamengo no Maracanã

Bahia não vence há seis jogos, sendo quatro derrotas seguidas

Quando Mano Menezes assumiu o Esporte Clube Bahia, o time vinha de uma sequência de seis jogos sem vencer e já sob o comando do treinador, perdeu mais três jogos, contra Atlético-GO (estreia), Corinthians e Athletico-PR. O primeiro triunfo veio somente no jogo contra o Botafogo, por 2 a 1, no Rio de Janeiro. O Esquadrão ficou alguns jogos oscilando bons e maus resultados, mas deu inícios de que estava se recuperando quando conseguiu a proeza de emplacar quatro triunfos seguidos (Melgar-PER, Botafogo, Fortaleza e Coritiba), chegando a alcançar o 9º lugar. Parecia que o Tricolor havia encontrado os trilhos certos e estaria caminhando para fazer um Campeonato Brasileiro ao menos seguro. Engano nosso.

 

A defesa, que vinha sofrendo poucos gols, voltou a ser a maior deficiência do time. Nos últimos oito jogos, a defesa tricolor passou em branco apenas no triunfo em 1 a 0 e no empate em 0 a 0 com o Unión-ARG, pelo jogos de ida e volta das oitavas de final da Sul-Americana. Fora isso, tomou 4 a 0 do Bragantino, 3 a 1 do São Paulo, 2 a 0 do Ceará e 3 a 0 do Palmeiras pelo Brasileirão, e perdeu as duas contra o Defensa y Justicia (3 x 2 e 1 x 0), sendo eliminado do torneio sul-americano.

Ou seja, são seis jogos seguidos sem vencer, quatro derrotas consecutivas. Pela Série A, sofreu 12 gols nos últimos quatro jogos, não vence desde a 21ª rodada quando bateu o Coritiba, e desceu a ladeira, saindo do 9º lugar (posição naquela rodada) para a portaria do Z-4 (16º lugar com 28 pontos), apenas três pontos acima do Vasco, primeiro dentro do calabouço.

Se a situação já está complicada, o Esporte Clube Bahia tem pela frente uma sequência de jogos difíceis. Já perdeu para o Palmeiras, e neste domingo enfrenta o Flamengo, às 18h15, no Estádio do Maracanã, pela 25ª rodada do Brasileirão. Depois, encara o Internacional (casa) e Grêmio (fora) – esse último jogo já em 2021.

Em 28 jogos disputados no Brasileirão, o Esquadrão já tomou 42 gols, pior defesa disparada da competição. O Flamengo tem o terceiro melhor ataque da Série A, com 42 gols marcados, atrás apenas do líder São Paulo (45) e do vice-líder Atlético-MG (44). No duelo do primeiro turno, o Bahia tomou 5 a 3 do time carioca, no Estádio de Pituaçu, revés que culminou com a demissão do técnico Roger Machado.

Mesmo na hipótese de uma derrota – que é bem provável – neste domingo contra o Flamengo, o Bahia não entrará na zona de rebaixamento, já que o Vasco ainda que vença seu jogo, não ultrapassaria o tricolor baiano por conta do critério de desempate do número de triunfos. Ainda assim, além de tentar arrancar um bom resultado no Rio de Janeiro, quem sabe um empate, que seria de bom agrado, o Bahia precisa torcer contra o Vasco que enfrenta o Santos, no Estádio de São Januário.

JOGOS DA 26ª RODADA DA SÉRIE A

QUARTA, 16/12
21h30 – São Paulo 3 x 0 Atlético-MG
21h30 – Atlético-GO 2 x 1 Fluminense

SÁBADO, 19/12
19h00 – Sport-PE 1 x 1 Grêmio
21h00 – Internacional 2 x 0 Palmeiras
21h00 – Coritiba 1 x 2 Botafogo

DOMINGO, 20/12
16h00 – Vasco x Santos
16h00 – Bragantino x Athletico-PR
18h15 – Flamengo x Bahia
20h30 – Fortaleza x Ceará

SEGUNDA, 21/12
20h00 – Corinthians x Goiás

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário