Bahia não vence o Flamengo no Rio há 9 anos e no Maracanã há 26

Bahia venceu o Flamengo pela última vez em 2011, no Engenhão

Bahia venceu o Fla em 2011 por 3 a 1 no Engenhão. Foto: Nina Lima/VIPCOMM

Bahia e Flamengo fazem neste domingo o jogo de número 53 na história do confronto, entre Brasileirão, Copa do Brasil e a extinta Copa dos Campeões, e o time rubro-negro leva vantagem no histórico geral, com 20 vitórias, contra 13 triunfos do tricolor de aço, além de outros 19 empates. O Rubro-Negro marcou 74 gols e o Esquadrão 52. Contando apenas os jogos no Rio de Janeiro, o Flamengo venceu 9 vezes, enquanto o Esquadrão saiu vitorioso em três oportunidades, além de outros cinco empates. O Bahia só leva vantagem quando se trata dos confrontos em Salvador, ainda que pequena. Venceu 10 das 33 partidas, enquanto o time carioca soma 9 vitórias. Tivemos também 14 empates.

 

O Esporte Clube Bahia tem tabus para quebrar diante do Flamengo. Não vence o adversário atuando no Rio de Janeiro desde 2011. Naquele dia 4 de setembro, o Esquadrão aplicou 3 a 1, com gols de Titi, Dodô e Souza “Caveirão”, no Estádio Nilton Santos (Engenhão). Naquela partida, quem comandou o tricolor foi o técnico interino Eduardo Barroca, e a equipe jogou com: Tiago; Jancarlos, Paulo Miranda, Titi e Dodô; Fahel, Fabinho, Ricardinho e Carlos Alberto (Diones); Reinaldo (Jones) e Souza (Júnior). Já o Flamengo treinado por Vanderlei Luxemburgo tinha no seu time: Felipe; Léo Moura, Ronaldo Angelim, Gustavo Geladeira e Junior Cesar; Willians, Bottinelli (Negueba), Renato e Thiago Neves; Jael e Deivid (Diego Maurício).

No Estádio do Maracanã, palco do jogo deste domingo, o jejum é ainda maior. O Bahia não vence o Flamengo desde 94, quando aplicou 1 a 0, pela segunda fase (turno) do Campeonato Brasileiro 1994. O atacante Zé Roberto foi o nome do jogo, marcando o gol. O time tricolor era formado por Jean, Odemílson, Ronald e Missinho; Israel (Samuel), Lima Sergipano, Paulo Emílio, Souza, Uéslei Pitbull e Raudinei; Zé Roberto (Marcelo Ramos).

Em 1996, o Bahia voltou a vencer o Flamengo no Rio de Janeiro, porém, agora atuando no Estádio de São Januário. O Tricolor da Boa Terra aplicou 1 a 0 no valendo pela Primeira fase do Campeonato Brasileiro. O único gol da partida foi do meia Edmundo. Fabiano e Fábio Baiano (Flamengo) foram expulsos e deixaram o time em inferioridade numérica.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário