Atacante brasileiro faz oito gols no mesmo jogo e é premiado pela IFFHS

Apenas outro brasileiro conseguiu oito gols em uma partida da elite do futebol: Pelé

No último sábado o atacante Patrick Fabiano, de 33 anos, com passagens por Atlético-PR e CSA, marcou oito gols no mesmo jogo. O Al Salmiyah, seu time, goleou por 9 a 1 o Al Tadhamon, pela 15ª rodada do Campeonato do Kuwait. A atuação rendeu ao brasileiro o prêmio dado pela IFFHS ao maior artilheiro do ano em um só jogo. A premiação de maior artilheiro de um só jogo leva em conta apenas gols marcados em partidas de primeira divisão nacional pelo mundo. Segundo a federação de estatísticas do futebol, Patrick Fabiano conseguiu “uma das melhores marcas individuais da história”. Ele chegou aos 14 gols na artilharia da competição.

 

De acordo com a lista apresentada no site da IFFHS, o recorde mundial de gols em uma só partida de elite pertence ao argelino Hacène Lalmas, que marcou 14 vezes no 18 a 0 do Ruisseau sobre o Birtouta, em 1962. A relação apresenta apenas 17 jogadores com pelo menos oito gols em uma só partida na história, e o português Fernando Peyroteo, ex-Sporting, aparece duas vezes, com oito gols em um jogo, e nove em outro, ambos na década de 40.

Apenas outro brasileiro conseguiu oito gols em uma partida da elite do futebol: Pelé, em uma goleada de 11 a 0 do Santos sobre o Botafogo de Ribeirão Preto, pelo Campeonato Paulista de 1964. A IFFHS explica no site que considera, excepcionalmente, os jogos do Campeonato Paulista no mesmo nível de competições nacionais de elite para fins estatísticos.

No Brasil, o recorde de gols em um só jogo pertence ao ex-atacante Dario, o Dadá Maravilha, que marcou dez em uma goleada de 14 a 0 do Sport sobre o Santo Amaro, pelo Campeonato Pernambucano de 1976.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário