Adversário do Bahia eliminou o São Paulo no seu 1º jogo fora da Argentina

Em 2017, Defensa y Justicia venceu o São Paulo em pleno Morumbi

PHOTO / NELSON ALMEIDA

Adversário do Esporte Clube Bahia nas quartas de final da Copa Sul-Americana, o Defensa y Justicia é considerado um clube médio no futebol Argentino. Vice-campeão argentino na temporada 2017/2018, o time sediado na cidade de Florêncio Varela, da Província de Buenos Aires, atualmente joga na Primeira Divisão do futebol argentino, mandando seus jogos no Estádio Norberto “Tito” Tomaghello, que tem uma capacidade de cerca de 10.500 lugares. O atual Campeonato Argentino em decorrência da crise do coronavírus só foi iniciado em setembro, porém, para isto foi completamente mudado o regulamento de modo que seja encerrado ainda este ano, inclusive, alterando o nome para Copa de la Liga Profesional de Fútbol 2020, contudo mantendo as 24 equipes.

 

Os clubes foram divididos 6 grupos, com quatro equipes cada utilizando-se de sorteio sem qualquer critério específico. Os clubes se enfrentam entre si sendo seis jogos (três de ida e três de volta), uma maneira similar ao que acontece na primeira fase da Libertadores. Os dois primeiros classificados de cada grupo avançam para a segunda fase e desta forma a competição tem continuidade até o final.

O Defensa y Justicia caiu no Grupo 2 junto com Colón, Independiente e Córdoba SdE e faz uma péssima campanha sendo o último colocado do grupo e após 5 jogos realizados somou apenas 2 pontos, com dois empates e três derrotas e assim está eliminado da competição.

A equipe disputou a Copa Libertadores esse ano, caindo no grupo G, que tinha Santos, Delfin e Olímpia, mas foi eliminado na primeira fase, terminando na 3ª colocação, com 6 pontos, duas vitórias e quatro derrotas, 8 gols marcados e 10 sofridos. Com a colocação na Libertadores, garantiu uma vaga na 2ª fase da Copa Sul-Americana, para enfrentar o Sportivo Luqueño.

Na ida, venceu por 2 a 1 fora de casa, e na volta empatou em 1 a 1, se classificando e tendo como adversário o Vasco da Gama, que mesmo vivendo uma péssima fase, poderia ter avançado de fase tranquilamente, principalmente se não tivesse desperdiçado tantas oportunidades no jogo de volta. Nesta fase, o time argentino empatou dentro de casa, mas venceu no Estádio de São Januário por 1 a 0, avançando em direção ao Bahia que, por sua vez, despachou os argentinos do Unión Santa Fé, vencendo por 1 a 0 na Fonte Nova e empatando sem gols no Estádio 15 de Abril, na Argentina.

Em 2017, mais precisamente no dia 11 de maio, o Defensa y Justicia fez sua primeira partida oficial fora da Argentina em 82 anos de fundação e fez história ao eliminar o São Paulo da Copa Libertadores dentro do Estádio do Morumbi. Após empatar o primeiro jogo em casa por 0 a 0, na volta no Morumbi, a equipe argentina saiu atrás do placar contra o time brasileiro mas logo depois foram buscar o gol de empate que terminou em 1 a 1, resultado que classificou os argentinos para a segunda fase do torneio continental.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário