Bellintani aponta os três erros significativos de sua gestão no Bahia

O principal erro foi colocar o departamento de futebol

Foto: Felipe Oliveira

O presidente Guilherme Bellintani anunciou na última terça-feira que será candidato à reeleição no Esporte Clube Bahia, em pleito marcado para o dia 12 de dezembro. Se for eleito, que é o mais provável, ele será o primeiro presidente reeleito na era democrática do clube, que começou em 2013, além disso, terá a oportunidade de dar continuidade a uma gestão iniciada no dia 18 de dezembro de 2017 e que teve seus momentos de alegrias e frustrações. Recentemente, o dirigente prometeu mudanças para 2021, entre elas na diretoria de futebol. Em entrevista ao Segue o BAba nesta sexta-feira, Bellintani apontou os três erros de sua gestão e citou como primeiro o equívoco em colocar o departamento de futebol sob responsabilidade apenas de Diego Cerri, que tem vínculo até dezembro e não deve renovar.

 

“Eu acho que nossa gestão de futebol tem três erros significativos. O primeiro, no elemento estrutural. Fizemos a diretoria de futebol uma semelhança de um diretor de futebol. Diego Cerri significa a diretoria de futebol. O que é equivocado. Não podemos colocar o departamento de um clube sob responsabilidade de uma única pessoa. Caso esteja no clube a partir da nova eleição, primeira decisão é tornar diretoria de futebol mais abrangente, com participação de mais profissionais, independente da continuidade ou não de Diego Cerri”, disse e completou:

“O segundo erro está nas decisões tomadas a partir dessa estrutura, como de contratação ou formação de elenco. E o terceiro erro, mais difícil de ser evitado, são os desdobramentos da pandemia. A gente não soube tratar, por exemplo, o tema da preparação física. Os atletas ficaram quatro meses parados”

No quesito futebol, a gestão de Guilherme Bellintani não agradou o torcedor. Apesar do tricampeonato baiano, o Bahia foi vice-campeão da Copa do Nordeste duas vezes (para o Sampaio Corrêa em 2018 e para o Ceará em 2020), ficou nas quartas de final da Copa Sul-Americana em 2018 e também da Copa do Brasil daquele ano (melhores colocações na história do clube). Em 2019, caiu na primeira fase da Copa Sul-Americana, o que também aconteceu na Copa do Brasil em 2020. No Campeonato Brasileiro, alcançou a sua melhor posição na era dos pontos corridos em 2019, com o 11º lugar e 49 pontos conquistados.

“A grande questão é que quando se toma como parâmetro as grandes evoluções no clube como um todo, o futebol poderia ter rendido mais. A gente tem falhas que fizeram com que o resultado do futebol não acompanhassem a evolução do clube fora de campo. Somos um pouco vítimas do sucesso que a gente estabeleceu, não só por mim, mas todo processo de condução”, disse Guilherme Bellintani, em entrevista ao Segue o BAba.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário