Bahia vence de virada e pega o Ceará nas oitavas da Copa do Brasil Sub-20

Bahia se classificou para as oitavas de final do torneio

Fazendo uma péssima campanha no Campeonato Brasileiro Sub-20, com apenas um triunfo em quatro jogos, o Esporte Clube Bahia estreou nesta quarta-feira (07) na Copa do Brasil Sub-20 e após sair atrás no placar, buscou a virada e venceu o Fluminense do Piauí pelo placar de 2 a 1, no Estádio Governador Alberto Tavares Silva, na cidade de Teresina, capital do estado do Piauí, e se classificou para as oitavas de final do torneio de base organizado pela CBF. Cássio Moisés marcou para o time piauiense, enquanto Patrick de Lucca e Thiago anotaram os gols do Esquadrãozinho. Nas oitavas, o Bahia enfrenta o Ceará que eliminou o São José.

 

A Copa do Brasil Sub-20 é disputada por 32 clubes, sendo que 27 são os campeões estaduais da categoria no ano anterior e outros cinco são os vice-campeões estaduais das cinco federações mais bem colocadas no Ranking Nacional de Federações. Na 1ª Fase, os 32 clubes se enfrentam em 16 jogos únicos e os vencedores avançam para as oitavas de final. A partir das oitavas de final, os confrontos são em jogos de ida e volta, passando por quartas de final, semifinal e final.

A Copa do Brasil Sub-20 é disputada desde 2012 e a sua primeira edição teve como campeão o Esporte Clube Vitória, que venceu o Atlético-MG na final. No entanto, o maior vencedor é o São Paulo, que possui três títulos conquistados em 2015, 2016 e 2018. Os demais campeões foram o Internacional (2014), Atlético Mineiro (2017) e Palmeiras (2019). Todas as edição foram disputada em sistema de jogos eliminatórios por 32 equipes, um torneio seletivo foi criado para dar uma vaga para representantes da região Norte, mas acabou sendo extinto após três edições. O campeão da edição de 2015, o São Paulo, conquistou uma vaga na Copa Libertadores da América Sub-20 como representante brasileiro. A partir de 2017, a competição oferece uma vaga para a Supercopa do Brasil de Futebol Sub-20.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário