Bahia desperta no 2º tempo, vira em cima do Atlético-MG e respira na Série A

Bahia desperta no 2º tempo, vira em cima do Atlético-MG e respira na Série A

Bahia saiu atrás, sofreu, mas conseguiu vencer por 3 a 1 em Pituaçu

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Precisando vencer para se afastar da zona de rebaixamento ou ao menos empatar para se manter fora do Z4, o Esporte Clube Bahia sofreu, mas arrancou uma virada importantíssima e heroica vencendo o Atlético-MG de Jorge Sampaoli pelo placar de 3 a 1 na noite desta segunda-feira (19) no Estádio Metropolitano de Pituaçu, pelo complemento da 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. O Galo sufocou o time tricolor do primeiro minuto até uma parte do segundo tempo, e abriu o placar com Savarino, mas o Esquadrão despertou e cresceu na etapa final, buscou o empate com Daniel e a virada com Gilberto, que marcou o segundo e o terceiro, sendo decisivo para a conquista do quinto triunfo tricolor no Brasileirão, o quarto atuando em Salvador e o terceiro sob o comando do técnico Mano Menezes, que hoje não teve no banco e foi substituído por Jaime Freitas.

 

Com o triunfo, o Bahia chegou aos 19 pontos e saltou da 16ª para a 12ª colocação, ultrapassando Corinthians, Vasco, Botafogo e Ceará, abrindo 3 pontos da zona de rebaixamento que tem o Athletico-PR como primeiro integrante. Já o Atlético-MG que precisava vencer para manter a liderança, caiu para o 3º lugar com 31 pontos, sendo ultrapassado por Internacional (1º) e Flamengo (2º) ambos com 34 pontos.

O primeiro tempo foi praticamente um treino de ataque contra defesa. A estratégia do Bahia de jogar com quatro volantes (Gregore, Edson, Ramon e Elias) para povoar o meio de campo e tentar bloquear as investidas do Atlético-MG, deixando apenas Fessin e Clayson na frente, não surtiu efeito. O time mineiro encontrou um espaço enorme para jogar e sufocou o tricolor baiano do primeiro ao último minuto, mas só conseguiu marcar um gol na primeira etapa, aos 20 minutos, com Savarino.

No segundo tempo, o cenário foi o mesmo. O Atlético-MG seguiu pressionando e desperdiçando inúmeras oportunidades de aumentar o placar e até matar o jogo, mas quem não faz, toma. Aos 23 minutos, Gilberto cobrou falta forte no meio do gol, o goleiro Everson rebateu e sobra, Gregore ajeitou de cabeça para Daniel empatar. Após o gol, o Esquadrão cresceu e quase virou aos 27 com Marco Antônio perdendo excelente chance. Aos 34, Guga recuou mal, Gilberto arrancou, driblou o goleiro e com uma frieza imensa ainda fintou o zagueiro Rabello para virar a partida. Ainda teve tempo do terceiro, novamente com Gilberto, aos 43 minutos.

O próximo compromisso do Esporte Clube Bahia é no dia 31 de outubro, um sábado, às 19h, contra o Santos, na Vila Belmiro, valendo pela 19ª rodada do Brasileirão, já que o jogo contra o Fortaleza foi adiado devido a Copa do Brasil. O Peixe, que venceu o Coritiba, por 2 a 1, no Couto Pereira, ocupa o 5º lugar, com 27 pontos. O Esquadrão só volta a jogar em Salvador no dia 7 de novembro, contra o Botafogo, jogo que pode marcar o retorno do tricolor à Arena Fonte Nova.

FICHA TÉCNICA
BAHIA 3 X 1 ATLÉTICO-MG
Campeonato Brasileiro – 17ª rodada
Local: Pituaçu, em Salvador
Data e Horário: 19/10/2020 (segunda-feira), 20h
Árbitro: Anderson Daronco (FIFA-RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa) e Michael Stanislau (ambos do RS)
VAR: Daniel Nobre Bins, com auxílio de Douglas Schwengber da Silva e Lucio Beiersdorf Flor (todos do RS).

Bahia: Douglas; Ernando (Nino Paraíba), Lucas Fonseca, Juninho e Juninho Capixaba; Gregore, Edson (Marco Antônio), Elias e Ramon (Daniel); Clayson (Gilberto) e Fessin (Alesson). Técnico: James Freitas.

Atlético-MG: Everson; Guga, Júnior Alonso, Réver (Igor Rabello) e Guilherme Arana; Jair, Franco e Nathan (Sávio); Savarino, Keno e Eduardo Sasha (Marrony). Técnico: Jorge Sampaoli.

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com