Vitória enfrenta o Santos nesta quarta pela estreia do Brasileiro Sub-20

Time Sub-20 do Vitória não entra em campo desde janeiro

Foto: Leticia Martins

O Esporte Clube Vitória estreia no Campeonato Brasileiro Sub-20 nesta quarta-feira enfrentando o Santos, às 15h, no Estádio Manoel Barradas. A última vez que o sub-20 entrou em campo para uma partida foi no dia 11 de janeiro. Na ocasião, o time baiano empatou em 1 a 1 com o Paraná e perdeu nos pênaltis, sendo eliminado da Copa São Paulo de Futebol Juniors. O Rubro-Negro se despediu da competição de forma invicta, tendo conquistado duas vitórias e dois empates.

 

Na Copinha, o treinador Rodrigo Chagas contou com muitos desfalques. Os atletas que se destacaram com ele na conquista do título da Copa do Nordeste estavam integrando a equipe sub-23, que na época se preparava para a disputa do Campeonato Baiano. Por conta dos efeitos da pandemia, o sub-23 deixou de existir e agora Rodrigo ganha importantes reforços para a disputa do campeonato nacional. Além deles, o Vitória acertou a contratação do goleiro João Paulo, que destacou pela a equipe do CSP (PB).

Alguns atletas importantes no modelo de jogo do treinador passaram da idade limite e não participarão do campeonato. É o caso do volante Paulo Vítor, capitão da equipe no Brasileirão de 2019, e no título da Copa do Nordeste Sub-20. Além dele, o meia Matheus Tenório e os atacantes Edson e Caíque Souza são outros atletas que não possuem mais idade para integrar o grupo treinado por Rodrigo Chagas. Dudu, que integra a equipe profissional, também é uma baixa.

O Brasileirão Sub-20 foi criado no ano de 2006. Do ano de estreia até 2014, a competição era jogada no estado do Rio Grande do Sul, tendo muita das vezes somente o mês de dezembro para a disputa dos jogos. Desde 2015 o campeonato passou a ser disputado de forma que tenha um calendário anual, sem sede fixa. O Vitória só não esteve presente nas edições de 2007 e 2012. As melhores campanhas foram em 2015 e  2018, quando o Leão ficou na 2ª colocação.

O formato atual do Brasileirão de Juniores deste ano consiste em 20 times se enfrentando em turno único. Os oito melhores colocados avançam para as quartas-de-final, quando jogam em partida de ida e volta até a final da competição, que também é disputada em dois jogos.

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário