Após passagem pelo futebol da Suíça vestindo a camisa do Basel, o meia Eric Ramires retornou ao Esporte Clube Bahia na última sexta-feira e se apresentou no CT Evaristo de Macedo, onde vem treinando junto com o elenco principal. O empréstimo do jogador encerrou no dia 7 de setembro e o clube suíço optou por não avançar para uma proposta. No contrato de empréstimo, havia uma obrigação de compra no valor de R$ 30 milhões por 100% dos direitos econômicos caso tivesse participação em pelo menos 23 jogos na temporada, porém, ele atuou apenas 12 jogos. Nesta quinta-feira, o contrato do meio-campista apareceu no BID da CBF como reativado, desta forma, se torna um reforço para o técnico Mano Menezes para a sequência da temporada.
No dia se sua apresentação, o técnico Mano Menezes foi questionado sobre a volta do jogador ao clube, e afirmou que considera como uma contratação. “Considero uma contratação. Uma ótima contratação”, resumiu.
Revelado nas divisões de base do Esporte Clube Bahia, Ramires despontou na temporada 2018, após chamar a atenção no time de aspirantes e ser promovido ao time principal. Disputou 17 jogos e marcou dois gols na primeira temporada, atraindo olhares de clubes da Europa, exemplo do Arsenal que mandou representante ao Brasil para acompanhar o jogador na Arena Fonte Nova. Outros clubes europeus também demonstraram interesse, além de Palmeiras, Flamengo, Santos e Corinthians. No início de 2019, foi chamado pela Seleção Brasileira Sub-20 para disputar o Sul-Americano da categoria, no entanto, ao retornar, não repetiu as atuações de 2018 e perdeu espaço. Foram 33 partidas e dois gols anotados na segunda temporada, antes de ser emprestado ao Basel.