Cedido ao Governo ainda no mês de março para ajudar no combate ao coronavírus sendo uma alternativa aos hospitais com leitos em lotação, o CT do Fazendão foi utilizado como hospital de campanha e tratou de cerca de 100 pacientes e nenhum infectado por covid-19. No entanto, com a “boa performance da rede estadual ao absorver essa demanda”, a Secretaria de Saúde da Bahia encerrará as atividades do local nos próximos dias. Com o fechamento do hospital de campanha do Fazendão, equipamentos são redirecionados a outros centros médicos do estado e todo o local será entregue ao Bahia. Com a mudança para a Cidade Tricolor, o Fazendão ficou inativo e foi colocado à venda.
“A unidade atendeu cerca de 100 pacientes crônicos e de longa duração, cujo tempo de internação pode superar os 30 dias. A gestão foi exemplar, sem nenhum paciente infectado por Covid-19, mesmo com a circulação de 130 profissionais entre médicos, enfermeiros e administrativo”, explica Fábio Villas-Boas, secretario de saúde do estado.
>Com 44 leitos, o Fazendão conta com uma equipe de 130 colaboradores, entre médicos, enfermeiros, seguranças e profissionais de higienização, setor administrativo, motorista de ambulância 24 horas, além de uma sala de parada, completamente equipada para o caso de haver alguma emergência entre os pacientes internados no Fazendão.