Após confirmação de retorno, clubes aguardam tabela detalhada do Baianão

Após confirmação de retorno, clubes aguardam tabela detalhada do Baianão

FBF trabalha para montar tabela da reta final do Campeonato Baiano

Após confirmação de retorno, clubes aguardam tabela detalhada do Baianão

Um dia após a confirmação da volta da Copa do Nordeste, com Salvador sendo a sede, a Federação Bahiana de Futebol anunciou o retorno do Campeonato Baiano, que no início da paralisação até estava ameaçado por conta do calendário apertado, no entanto, a FBF bateu o pé e vai retomar a competição, que foi paralisada em 17 de março, devido à pandemia da Covid-19, e vai recomeçar no dia 22 de julho, um dia após a reestreia da Copa do Nordeste. Em reunião nesta quarta-feira (8), todos os dez clubes aprovaram o retorno e definiram os últimos detalhes. A tabela com datas, horários e locais das partidas será divulgada em breve. Quanto às vagas nas competições nacionais e o rebaixamento, foi mantido o regulamento da competição. O último colocado será rebaixado para a Série B do Baianão 2021.

 

O Baianão 2020 tem seis rodadas a serem realizadas, duas delas pela fase de classificação e as demais válidas pelas rodadas de ida e volta da semifinal e final. Será um total de seis datas. Os clubes poderão inscrever novos atletas até o final da fase de classificação. Aqueles que já defenderam outras equipes na competição não poderão atuar. Encerrada a primeira a fase, a FBF e as quatro equipes classificadas para a semifinal voltarão a se reunir.

De acordo com a FBF, terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2021 o clube campeão do Baianão 2020. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF.

Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2020. Já para a Série D do Brasileirão 2021, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Série D será destinada a uma competição a ser realizada posteriormente ou ao terceiro clube melhor colocado no Baianão 2020 que não seja integrante de outra série do Brasileirão.

 

 

Deixe seu comentário

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Baiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com



WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com