Após confirmação de retorno, clubes aguardam tabela detalhada do Baianão

FBF trabalha para montar tabela da reta final do Campeonato Baiano

Um dia após a confirmação da volta da Copa do Nordeste, com Salvador sendo a sede, a Federação Bahiana de Futebol anunciou o retorno do Campeonato Baiano, que no início da paralisação até estava ameaçado por conta do calendário apertado, no entanto, a FBF bateu o pé e vai retomar a competição, que foi paralisada em 17 de março, devido à pandemia da Covid-19, e vai recomeçar no dia 22 de julho, um dia após a reestreia da Copa do Nordeste. Em reunião nesta quarta-feira (8), todos os dez clubes aprovaram o retorno e definiram os últimos detalhes. A tabela com datas, horários e locais das partidas será divulgada em breve. Quanto às vagas nas competições nacionais e o rebaixamento, foi mantido o regulamento da competição. O último colocado será rebaixado para a Série B do Baianão 2021.

 

O Baianão 2020 tem seis rodadas a serem realizadas, duas delas pela fase de classificação e as demais válidas pelas rodadas de ida e volta da semifinal e final. Será um total de seis datas. Os clubes poderão inscrever novos atletas até o final da fase de classificação. Aqueles que já defenderam outras equipes na competição não poderão atuar. Encerrada a primeira a fase, a FBF e as quatro equipes classificadas para a semifinal voltarão a se reunir.

De acordo com a FBF, terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2021 o clube campeão do Baianão 2020. A segunda vaga será do clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF. Já a terceira vaga, para a Pré-Copa do Nordeste, será do clube que tiver a melhor colocação no Baianão, excluindo os clubes detentores da primeira e segunda vagas. Caso o campeão baiano não seja das Séries A ou B do Brasileirão, a vaga na Pré-Copa do Nordeste será do segundo clube mais bem posicionado do estado no ranking nacional de clubes da CBF.

Terão direito às três vagas da Bahia na Copa do Brasil o campeão, vice-campeão e 3º colocado do Baianão 2020. Já para a Série D do Brasileirão 2021, duas vagas serão destinadas aos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. A terceira vaga na Série D será destinada a uma competição a ser realizada posteriormente ou ao terceiro clube melhor colocado no Baianão 2020 que não seja integrante de outra série do Brasileirão.

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário