ABC e Confiança podem ser as surpresas das quartas de final da Copa do Nordeste

ABC briga por vaga no Grupo A, enquanto no Grupo B Confiança lidera

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Finalmente a Copa do Nordeste 2020 voltará a ser disputada, a partir do dia 21 de julho. O anúncio de retorno foi feito na última terça-feira (7). O campeonato será o primeiro entre clubes de estados distintos a ser disputado em Salvador e com em sede única em toda a sua história após ser pausada em decorrência da crise do coronavírus que continua ativo matando e contaminando com maior intensidade todos os dias. Infelizmente até então são 68.089 mortos pelo vírus, confirmados até às 8h desta quinta-feira (9). O número de infectados é gigante, 1.719.660, casos confirmados nesta mesma data.

 

A Copa do Nordeste naturalmente será concluída sem a presença de público e Arena Fonte Nova ainda não se sabe se será utilizado, já que conta com um hospital de campanha e depende da liberação das autoridades. Os estádios de Pituaçu e Barradão na capital baiana, além do Joia da Princesa e a Arena Cajueiro, ambos na cidade de Feira de Santana, estão confirmados para abrigar as partidas.

Antes da pausa apenas os tricolores Bahia e Fortaleza, ambos com 14 pontos e no Grupo A, tinham vagas garantidas e antecipadas para as quartas de final. Botafogo da Paraíba, ABC, Sport e CRB brigam pelas duas vagas restantes do Grupo A. O Sport, tricampeão da competição, não depende de si para avançar. No 5º lugar, o time pernambucano encara o Confiança em Recife, precisa vencer e torcer contra o ABC que encara o CSA ,ou contra o Botafogo da Paraíba que encara o Vitória. Originalmente este jogo aconteceria na Paraíba, ou seja, o mando de campo era do Botafogo. Desta forma, a partida deve ser realizada em outro estádio que não seja o Barradão, provavelmente o Estádio Metropolitano de Pituaçu.

No Grupo B, Confiança e Vitória lideram com 13 pontos, no entanto, o grupo bastante equilibrado só terá os quatro classificados definidos na última rodada. Náutico com 11 pontos e na terceira posição, precisa vencer o Bahia para avançar na competição sem depender de outros tropeços. Com a mesma quantidade pontos, o Ceará é o quarto colocado, enquanto o Santa Cruz correndo por fora, com 10 pontos, é o quinto. O Santinha enfrentará o River completamente eliminado e desmobilizado, porém, precisa torcer para tropeços de um dos seus adversários. Derrota ou empate do Náutico contra o Bahia pode oferecer a vaga ao Santa Cruz.

Ceará consegue a classificação sem depender de ninguém. Para isso, tem que vencer o seu jogo contra o CRB-AL. Caso o Alvinegro empate, tem que torcer para que o Santa Cruz não ganhe seu embate frente ao River-PI ou que o Náutico perca para o Bahia. Se o Vovô sofrer um revés, a Cobra Coral precisa ter o mesmo resultado.

Curiosamente, agora obter a classificação é o único objetivo dos clubes uma vez que a posição na classificação perdeu completamente valor com o restante do torneio sendo disputado em sede única. Considerando a classificação de momento, os jogos das quartas de final seria composto desta forma:

Fortaleza x ABC
Bahia x Botafogo-PB
Confiança x Ceará
Vitória x Náutico

 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário