Com exceção do Campeonato Carioca, o futebol brasileiro segue paralisado, mas o seu retorno está próximo. Aos poucos, os clubes vão retomando os treinamentos presenciais, enquanto as federações trabalham para definir a data para volta do Estadual. No caso do Campeonato Brasileiro (Série A e B), a CBF já projetou o retorno para 8 e 9 de agosto. Desta forma, a Copa do Nordeste possivelmente comece em meados de julho e com jogos disputados em uma única sede: Salvador, Recife ou Fortaleza. Com tantas partidas em sequência e um calendário apertado, será preciso reversar a equipe e isso abrirá espaço para que muitos jogadores do elenco sejam utilizados, e é por isso que Ronaldo acredita que terá mais espaço com Roger Machado.
“Vejo espaço para mais oportunidades e isso está me motivando muito. É hora de aproveitar cada treino que teremos. Confio no meu potencial e quero mostrar para o professor Roger que ele pode contar comigo desde já. Essa será uma temporada atípica, com muitos jogos e pouco tempo de recuperação. Assim, a força do elenco será colocada em questão. Todos terão oportunidade e precisarão dar conta do recado”, afirmou.
Nesta temporada, Ronaldo atuou em duas partidas pela Copa do Nordeste, contra Ceará e Imperatriz, ambas saindo do banco de reservas. “Nós vínhamos em uma crescente quando tudo isso aconteceu. A equipe estava encaixando e tínhamos conseguido resultados importantes, como a classificação na Sul-Americana com duas vitórias. Mas não gosto de ficar lamentando o passado. Acho que podemos retomar o trabalho a partir desse ponto. Teremos tempo para treinar e nos preparar para voltarmos atuando em um bom nível físico e, principalmente, técnico-tático”, afirmou.