Roger se preocupa com longo tempo de inatividade: ‘Pode ser agravante no retorno’

"só o dia-a-dia vai nos ajudar para entender o estágio em que eles estão"

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Em live realizada no canal do jornalista Mauro Cezar Pereira, no Youtube, o técnico Roger Machado falou sobre a perspectiva para o retorno dos treinamentos presenciais, no CT Evaristo de Macedo. O treinador projetou os primeiros trabalhos a serem feitos para que os jogadores retornem ao mesmo nível de quando parou, principalmente sob o ponto de vista muscular. Antes de inserir os treinos com bola, será muito importante avaliar como os atletas estarão chegando, principalmente sob o ponto de vista de força e equilíbrio muscular com as deficiências devido ao tempo de inatividade, destacou o comandante tricolor.

 

“A gente imagina conseguir de uma certa forma os primeiros trabalhos dar uma base para todo mundo com o intuito de que a gente consiga colocar os atletas no mesmo nível, principalmente sob o ponto de vista muscular. Alguns trabalhos foram administrados de força e como eu disse, por vezes algum atleta não tinha um equipamento à disposição ou adequado, então foram feitos de diferentes formas. Vai ser muito importante avaliar como os atletas estarão chegando, principalmente sob o ponto de vista de força e equilíbrio muscular com as deficiências devido ao tempo de inatividade. Depois gradativamente inserir a bola”.

Roger também falo sobre o tempo de treino necessário para voltar a jogar. “Em uma situação normal, a gente partia do princípio de que 30 dias (eram necessários para voltar a jogar). Esse ano fizemos jogo com 12 dias de apresentação, mas vindo de um período de férias naturalmente depois de uma temporada de 10 meses. Essa temporada tem uma particularidade porque teve a parada de 30 dias, a gente iniciou os regionais, Copa Sul-americana e em março parou. Temos três meses. Isso pode ser agravante no retorno, porque estava no início da programação de treino. E pode ser algo atenuante que possa fazer com que os atletas evoluam rapidamente. Mas só o dia-a-dia vai nos ajudar para entender o estágio em que eles estão e o qual o planejamento necessário para voltar a jogar.

O Esporte Clube Bahia entrou em campo pela última vez no dia 14 de março, um sábado, e garantiu classificação antecipada na Copa do Nordeste ao vencer o América-RN por 2 a 0 na Arena das Dunas, com gols de Juninho Capixaba e Élber. No momento, o Esquadrão aguarda a liberação da Prefeitura de Salvador para retomar as atividades no CT Evaristo de Macedo, cumprindo um protocolo de prevenção. A previsão é de que na segunda-feira o prefeito ACM Neto anuncie a liberação dos treinos presenciais.

“Esse primeiro retorno às atividades tem feito de maneira individual, o que também cria um cenário diferente que a comissão técnica precisa se adaptar para voltar às atividades de forma individualizada, traçando estratégias individuais de cada posição, embora cada clube tenha feito seu protocolo de retorno aos treinamentos. Foram passadas algumas instruções, mas em um momento de necessidade de isolamento social alguns conseguiram com mais qualidade do que outros”.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário