Copa do Nordeste pode mudar planejamento da FBF para reinício do Baianão

Tudo vai depender da escolha da sede do Nordestão; Salvador é candidata

Foto: Marcelo Oliveira / Instagram @Siga_Marcelo_Oliveira

Apesar da grande incerteza sobre a sua retomada, o Campeonato Baiano – paralisado desde 17 de março – pode retornar a partir da segunda quinzena de julho, como revelou recentemente o presidente Guilherme Bellintani. Antes de pensar em uma possível data para retornar, a FBF busca a liberação dos treinos em municípios do interior baiano. Após a prefeitura de Salvador liberar os treinos de futebol na capital, a prefeitura de Feira de Santana já sinalizou positivamente para a volta das atividades de Fluminense e Bahia de Feira. Um decreto expedido pelo governador Rui Costa (PT) proíbe partidas de futebol até o dia 21 de junho e possivelmente seja estendido.

 

Outro entrave para o reinício do Campeonato Baiano é referente a possível escolha de Salvador para sede da Copa do Nordeste. Caso a capital baiana seja a escolhida, além dos estádios da Fonte Nova, Barradão e Pituaçu, Joia da Princesa e Arena Cajueiro também poderão sediar alguns jogos secundários do Nordestão. Desta forma, afetaria o planejamento da Federação Bahiana de Futebol para a volta do Estadual.

A Copa do Nordeste foi paralisada no dia 17 de março, na penúltima rodada da primeira fase. Líderes do Grupo A, Bahia e Fortaleza são os únicos já garantidos de forma antecipada nas quartas de final. Botafogo-PB aparece na 3ª posição com 12 pontos e precisa de um ponto para se classificar. Quem fecha o G-4 é o ABC. CRB, com 8 pontos na 6ª colocação, tem chances remotas. Freipaulistano e River-PI já deram adeus. No Grupo B, ninguém ainda garantiu classificação ainda, porém, Confiança e Vitória estão com vaga encaminhada, precisando de um simples empate na última rodada. O Leão terá como adversário na 8ª rodada o Botafogo-PB, em João Pessoa, na Paraíba. Náutico e Ceará, ambos com 11 pontos, precisam vencer, afinal, o Santa Cruz aparece logo abaixo no 5º lugar com 10 pontos. Imperatriz, América-RN e CSA já estão eliminados.

O Campeonato Baiano está paralisado desde o dia 17 de março e ainda restam duas rodadas para o término da primeira fase. Oito times disputam quatro vagas para a semifinal, sendo que o Esporte Clube Bahia lidera com 15 pontos, seguido por Jacuipense, Bahia de Feira e Vitória, formando o G-4. Atlético de Alagoinhas, Juazeirense, Fluminense de Feira e Vitória da Conquista tentam beliscar uma vaga. Doce Mel e Jacobina disputam para ver quem se salva do rebaixamento.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário