Depois de uma longa ausência em decorrência da pandemia do coronavírus que matou até agora cerca de 300 mil pessoas ao redor do mundo e no Brasil 8.600 pessoas, o UFC retorna neste sábado (9) na cidade de Jacksonville, Flórida, EUA, aliás, país que é o “Campeão de Morte” com cerca de 72 mil vítimas considerando os tristes números da última quarta-feira. O último evento do UFC antes da paralisação por causa da COVID-19 foi em Brasília, no dia 14 de março, com portões fechados no Ginásio Nilson Nelson. Na ocasião, o decreto do governo do Distrito Federal determinou proibição de público em eventos com previsão de mais de 100 pessoas reunidas, porém, neste sábado, não haverá público. O UFC 249, que terá duas disputas de cinturão nas lutas principais.
O destaque é a volta do ex-campeão do peso pesado, Fabrício Werdum. Afastado do UFC desde março de 2018, quando foi nocauteado por Alexander Volkov, em Londres, o gaúcho cumpriu dez meses de suspensão por doping e, liberado, retorna diante de Alexsei Oleinik. Mesmo com renome no MMA, o Vai Cavalo, dono do cinturão entre 2014 e 2016, atuará no card preliminar assim como Ronaldo Jacaré que encara Uriah Hall formando o trio brasileiro do evento.
O evento agendado para as 19h30 (de Brasília) será cercado de um rígido protocolo de segurança a ser seguido por todos. Funcionários do hotel e responsáveis pela limpeza dos quartos terão que usar máscaras e luvas para arrumação dos cômodos e terão que estar disponíveis durante 24h para qualquer necessidade dos hóspedes. No caso da alimentação dos atletas e apoiadores, o UFC oferecerá apoio nutricional e fornecerá refeições como nos eventos anteriores à pandemia.
Uma equipe médica estará de prontidão para atender os atletas na arena, antes, durante e depois do evento, em casos de lesão ou doenças. Massagens e terapias não serão permitidas por esses profissionais de saúde destacados.
UFC 249
Sábado, 9 de maio
Horário: a partir de 19h30 (de Brasília)
Local: Jacksonville, Flórida, EUA
Card principal
Tony Ferguson x Justin Gaethje
Henry Cejudo x Dominick Cruz
Francis Ngannou x Jairzinho Rozentruik
Jeremy Stephens x Calvin Kattar
Greg Hardy x Yorgan de Castro
Card preliminar
Donald Cerrone x Anthony Pettis
Alexey Oleynik x Fabricio Werdum
Carla Esparza x Michelle Waterson
Ronaldo Jacaré x Uriah Hall
Vicente Luque x Niko Price
Charles Rosa x Bryce Mitchell
Ryan Spann x Sam Alvey