Morre o baiano Bira, baixista do programa do Jô e torcedor do Bahia

Bira tentou virar jogador antes ainda de pensar em ser músico

Famoso baixista do Programa do Jô Soares e torcedor declarado do Esporte Clube Bahia, Ubirajara Penacho dos Reis, mais conhecido como Bira, morreu na manhã deste domingo (22), aos 85 anos, em São Paulo. Ele estava internado desde a última sexta-feira (20) no Hospital Sancta Maggiore, na Mooca, Zona Leste da cidade, após sofrer um AVC. O baiano era um dos integrantes do Sexteto, banda formada por Tomati (guitarra elétrica), Osmar Barutti (piano), Chiquinho Oliveira (trompete), Derico (saxofone) e Miltinho (bateria). O grupo acompanhou o apresentador Jô Soares nos programas Jô Soares Onze e Meia, no SBT, e Programa do Jô, da TV Globo. Bira ganhou ganhou popularidade no talkshow por sua risada forte e alta.

 

Através do Twitter, Bahia fez uma homenagem póstuma ao baixista com um vídeo e a seguinte mensagem: “Bora, Bira! Jamais esqueceremos de você. O músico baiano e tricolor do famoso Sexteto de Jô Soares ganhou os céus. Descanse em paz, Ubirajara Penacho dos Reis #BBMP”.

Em julho de 2018, Bira foi entrevista no programa The Noite, apresentado por Danilo Gentili. Entre vários assuntos, o músico falou na entrevista sobre sua carreira na música e os 29 anos em que trabalhou ao lado de Jô Soares, e também sobre a tentativa de virar jogador antes ainda de pensar em ser músico. Ele revelou um convite que recebeu do zagueiro central do Bahia, Nilton, e que não deu muito certo, mas continuou sendo torcedor do Bahia.

“Eu tinha um primo, não éramos primo, mas me chama de primo. Era zagueiro central do Bahia, Nílton. E um dia ele falou assim, pega seu material que nós vamos treinar. […] Eu fui, fiquei rodando para lá e para cá, mas não aconteceu nada, não voltei mais, mas continuei sendo Bahia, torcedor do Bahia”, disse, na época.

RELEMBRE 

Ex-baixista do Programa do Jô, Bira diz ser torcedor do Bahia e relembra teste

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário