Bahia segue decepcionando e só empata com o Palmeiras na Fonte Nova

Esquadrão chega aos sete jogos seguidos sem vencer no Brasileirão

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Pressionado pela sequência de seis jogos sem vencer e cinco tropeços consecutivos como mandante, o Esporte Clube Bahia entrou em campo neste domingo para tentar não somente encerrar o jejum, como derrubar o tabu de 31 anos (desde 1988) sem vencer o Palmeiras atuando em Salvador. O último triunfo contra o time paulista foi em 2012, porém, na Arena Barueri, em São Paulo. O time de Roger Machado até deu indícios de que voltaria a vencer no Campeonato Brasileiro fazendo um bom primeiro tempo, criando as melhores chances e indo para o intervalo vencendo com gol de Arthur Caíke, mas na etapa final, o time desapareceu em campo e o Verdão passou a dominar e conseguiu o empate com Miguel Borja, fechando o placar em 1 a 1, na Arena Fonte Nova, mantendo o tabu e aumentando o jejum do Esquadrão.

 

Com o resultado, o Bahia chega ao sétimo jogo seguido sem vencer no Campeonato Brasileiro. São seis jogos tropeçando em Salvador (Athletico, São Paulo, Ceará, Inter, Chapecoense e Palmeiras). O Esquadrão segue estagnado no 9º lugar com 43 pontos, no entanto, pode perder uma posição em caso de triunfo de Vasco ou Goiás que se enfrentam na segunda-feira em São Januário. Já o Palmeiras, o empate não ajuda muito, já que o Flamengo mesmo jogando com 10 homens, venceu o Grêmio em Porto Alegre com gol de Gabigol e aumentou a diferença para 13 pontos. Sendo assim, o Rubro-Negro Carioca pode ser campeão no próximo domingo mesmo sem entrar em campo. Basta o Palmeiras não vencer o Grêmio.

O Bahia foi superior ao Palmeiras no primeiro tempo e seria injusto ir para o intervalo empatando sem gols. Criou e finalizou mais, só não abriu o placar mais cedo porque do outro lado tinha um goleiro inspirado. Weverton fez duas boas defesas, uma delas cara a cara com o atacante Gilberto que segue na seca de gols. Porém, o camisa 9 foi decisivo chamando a falta do zagueiro Luan na entrada da área. Aos 46 minutos, o maestro Arthur Caíke achou um espaço na barreira e ‘matou’ o arqueiro alviverde, abrindo o placar para o tricolor. Foi o segundo gol de falta dele neste Brasileirão – havia marcado no triunfo por 1 a 0 sobre o CSA na 17ª rodada.

No segundo tempo, o cenário mudou completamente. O Palmeiras, que pouco criou na etapa inicial, voltou melhor com as entradas de Lucas Lima e Borja, e passou a pressionar o Bahia que, por sua vez, perdeu a agressividade, princialmente com as saídas de Gilberto e Élber e as entradas de Fernandão e Lucca. Aos 25 minutos, Borja recebeu passe de Zé Rafael e mesmo sem ângulo finalizou. A bola passou entre o goleiro Douglas e a trave.

Na próxima rodada, o Bahia vai até Goiânia, onde enfrenta o Goiás, domingo (24), às 16 horas, no Estádio do Governo do Estado de Goiás (Serra Dourada). O time tricolor só volta a jogar em Salvador na 35ª rodada, contra o Atlético-MG, às 21h, na Arena Fonte Nova. O Palmeiras, por sua vez, recebe o Grêmio, também no domingo (24), às 18 horas, no Allianz Parque.

FICHA TÉCNICA
Bahia x Palmeiras
Campeonato Brasileiro – 33ª rodada

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 17/11/2019 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Michael Correia (ambos do Rio de Janeiro)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga, com auxílio de João Batista de Arruda e Daniel do Espirito Santo Parro (todos do Rio de Janeiro

Bahia: Douglas; João Pedro, Lucas Fonseca, Ernando e Moisés; Gregore, Flávio (Shaylon) e Ronaldo; Élber (Lucca), Arthur Caíke e Gilberto (Fernandão). Técnico: Roger Machado.

Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Luan, Vitor Hugo e Diogo Barbosa; Tiago Santos, Bruno Henrique, e Gustavo Scarpa (Lucas Lima); Dudu, Zé Rafael (Willian) e Deyverson (Borja). Técnico: Mano Menezes.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário