Matemáticos apontam as chances do Bahia para terminar no G-6

Esquadrão tem confronto direto contra o Internacional

A oportunidade de conquistar uma vaga para a Copa Libertadores da América na era dos pontos corridos nunca foi tão real para o Esporte Clube Bahia, no entanto, o time de Roger Machado vem cometendo erros não permitidos numa competição como o Campeonato Brasileiro que costuma castigar e não perdoa vacilos, exemplos dos tropeços dentro de casa – empates contra Fortaleza, Goiás e São Paulo, além das derrotas para Athletico-PR e Ceará, citando apenas alguns e mais recentes. A derrota para o Ceará, de virada, em pleno Estádio de Pituaçu, impediu o Tricolor de assumir o 5º lugar, porém, se não gerou um avanço, ao menos não houve ‘atraso’ já que os concorrentes também vacilaram e não se distanciaram, casos de Corinthians, Grêmio e Internacional, com única exceção do São Paulo que venceu e entrou no G-4.

 

Após finalizados os jogos da 27ª rodada do Brasileirão, o Esporte Clube Bahia, com 41 pontos no oitavo lugar, tem 34.1% de chances de conquistar uma vaga no G-6, de acordo com os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Eliminado da Libertadores, o Grêmio agora vira suas atenções somente para a Série A. O time de Renato Gaúcho é o sétimo colocado com os mesmos 41 pontos do Esquadrão, porém, segundo as estatísticas, tem 38.8% de probabilidade de vaga na Libertadores. Adversário do Tricolor no próximo sábado, o Internacional tem 48%, considerando a posição de momento, sexto lugar com 42 pontos, o que pode mudar em caso de derrota para o Bahia na Arena Fonte Nova. Já o Corinthians tem 61.2%, enquanto o São Paulo no 4º lugar aparece com 82.2%. (veja a tabela no final do texto).

No ano de 2017, o Bahia até chegou a sonhar com essa possibilidade após a chegada do técnico Paulo César Carpegiani, porém, deixou escapar nas últimas rodadas perdendo a vaga para a Chapecoense que terminou no 8º lugar e garantiu a classificação já que os campeões da Libertadores (Grêmio) e Copa do Brasil (Cruzeiro) terminaram bem posicionados no Brasileirão e criaram duas novas vagas para o torneio, enquanto o Tricolor tropeçou em três jogos seguidos e acabou terminando a competição no 12º lugar. Esse ano, por enquanto, temos apenas seis vagas na Série A destinadas a Libertadores (quatro para a fase de grupos e duas para a fase preliminar), no entanto, se o Flamengo for campeão da Libertadores em cima do River Plate, abrirá uma sétima vaga para pré-Libertadores, aumentando as chances do Esquadrão.

CHANCES DE VAGA NA LIBERTADORES – SÉRIE A 2019

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário