O Esporte Clube Bahia oficializou nesta segunda-feira (02) a transferência do meia Eric Ramires para o Basel, da Suíça. O jogador foi emprestado ao clube europeu com obrigação de compra em caso de cumprimento de metas específicas, como atuar em pelo menos 23 jogos na temporada 2019/2020. Se a venda for confirmada, vai superar a de Zé Rafael que foi vendido ao Palmeiras no ano passado por R$ 14,5 milhões. O valor da transação de Ramires é de aproximadamente R$ 30 milhões por 100% dos direitos econômicos. Porém, o Esquadrão terá direito a 5% de participação sobre lucro de uma futura venda do atleta de 19 anos, além do percentual do mecanismo de solidariedade.
Principal revelação do clube na temporada passada, o meia Eric Ramires começou como titular a temporada, mas caiu de rendimento e atualmente estava no banco de reservas do time de Roger Machado. No início do ano, ele chegou a ser observado por representantes do Arsenal que vieram acompanhar uma partida do jogador na Arena Fonte Nova. Outros clubes europeus também demonstraram interesse, além de Palmeiras, Flamengo, Santos e Corinthians. Em 2018, após ser promovido ao time principal, disputou 17 jogos e marcou dois gols. Esse ano, foram 33 partidas e também dois gols anotados.
No início da temporada, o jogador foi chamado pela Seleção Brasileira Sub-20 para disputar o Sul-Americano da categoria, no entanto, ao retornar, não repetiu as atuações de 2018 e perdeu espaço nos últimos jogos do Bahia, ficando no banco de reservas.