Através de suas páginas nas redes sociais, o São Paulo anunciou na noite desta quinta-feira (01) a contratação do lateral-direito Daniel Alves, de 36 anos, que estava sem clube desde que deixou o Paris Saint-Germain, no fim de julho. O jogador, baiano de Juazeiro e que despontou no Esporte Clube Bahia onde foi campeão da Copa do Nordeste de 2002, tinha propostas de clubes europeus, mas aceitou o projeto oferecido pelo clube paulista com o objetivo de disputar a Copa do Mundo de 2022, no Catar.
O São Paulo vinha conversando com os atuais patrocinadores além de novas empresas na tentativa de buscar maneiras de viabilizar o lateral-direito. O diretor executivo de futebol Raí foi o responsável direto nas negociações pelo capitão da Seleção. O atleta está de férias em Fortaleza e deve chegar à capital paulista nos próximos dias para ser apresentado.
Daniel Alves foi eleito o melhor jogador da última Copa América. A conquista do torneio de seleções pelo Brasil, no Maracanã, foi o 40º título da carreira do lateral. Aos 36 anos e em sua 19º temporada como profissional, ele foi campeão, em média, mais de duas vezes por ano. Daniel Alves é o jogador com mais títulos na carreira da história do futebol.
O histórico do jogador contrasta com o momento do São Paulo. O Tricolor não conquista um título desde 2012, quando venceu a Copa Sul-Americana. A chegada de um lateral-direito era a prioridade da diretoria nas últimas semanas. Antes da contratação de Daniel Alves, o técnico Cuca contava apenas com Igor Vinícius para a posição.