Bahia faz jogo de vida ou morte nesta quinta contra o Liverpool-URU pela Sul-Americana

Esquadrão perdeu por 1 a 0 na ida atuando na Fonte Nova

Foto: Felipe Oliveira / EC Bahia

Apesar da enorme expectativa, acho até que exagerada, o Esporte Clube Bahia decepcionou no seu primeiro jogo internacional na temporada 2019, perdendo por 1 a 0, para o Liverpool, do Uruguai, na Arena Fonte Nova, no jogo de ida na sua sexta participação no torneio continental e frustrou o seu torcedor do Bahia ainda entusiasmado com a boa campanha realizada no ano passado quando chegou as quartas de final e caiu nas cobranças de pênaltis após vencer o Atlético-PR pelo placar de 1 x 0 em plena Arena da Baixada, devolvendo a derrota no jogo de ida, porém, fracassando na decisão pelos pênaltis. Na sequência o time paranaense viria conquistar seu primeiro o título internacional após 95 anos de existência vencendo também nos pênaltis o Junior Barranquila nas penalidades por 4×3, depois do empate em 1×1 no tempo normal e na prorrogação.

Buscando reverter a desvantagem, o Esporte Clube Bahia volta à campo nesta quinta-feira (21) para o segundo e decisivo duelo pela primeira fase da Copa Conmebol Sul-Americana contra o Liverpool-URU, que acontecerá às 19h15 no Estádio Luis Franzini, com capacidade para 18 mil pessoas e localizado no bairro Parque Rodó na cidade de Montevidéu, capital do Uruguai. Em 2018, o Esquadrão chegou nas quartas de final sendo eliminado pelo Atlético-PR.

Como perdeu por 1 a 0 no jogo de ida, após dominar a partida e sofrer um gol na parte final do segundo tempo, na Arena Fonte Nova, em Salvador, o Bahia precisará devolver o placar no Uruguai para levar a decisão para os pênaltis, ou vencer por dois gols de diferença para se classificar. O Liverpool joga pelo empate para conquistar a vaga que seria inédita, já que o time uruguaio nunca avançou da primeira fase da Copa Sul-Americana.

O time baiano vem de triunfo no último domingo sobre o Vitória da Conquista, por 3 a 1, no estádio Lomanto Júnior, na cidade de Vitória da Conquista, pela sexta rodada do Campeonato Baiano, porém, priorizando a Sul-Americana utilizou neste embate uma equipe reserva. Para o confronto, o Bahia terá um grande reforço. O jovem meia Ramires, que estava servindo a Seleção Brasileira no Sul-Americano Sub-20 e por isso desfalcou o tricolor nos primeiros jogos do ano.

Com 103 anos de fundação, no entanto, sem feito importante em competições internacionais, o Liverpool disputou a Copa Sul-Americana de 2009, sendo eliminado na primeira fase, pelo Cienciano do Peru. Na mesma competição, em 2012, foi despachado nas oitavas de final pelo Independiente da Argentina, pelo mesmo placar tanto de ida quanto de volta por 2 a 1.



Em 2011, o clube uruguaio disputou a primeira fase da Libertadores contra o Grêmio e acabou eliminado pelo Tricolor Gaúcho, com um empate em 2 a 2 em Montevidéu e vitória gremista em Porto Alegre por 3 a 1. Em 2018, a equipe esteve ausente do torneio, já 2017 foi eliminado na primeira fase da competição pelo Fluminense. O time foi o quinto colocado no Campeonato Uruguaio na temporada na passada com seis triunfos em quinze jogos. No último sábado estreou no Campeonato Uruguaio 2019 empatando com o Nacional-URU atuando no seu estádio, em Montevidéu.

Buscando informações sobre o adversário do Bahia, vale ressaltar um aspecto curioso que é justamente na escolha do nome do time. De acordo a Wikipédia, um dos seus fundadores pegou um globo terrestre e colocou um dedo em cima de uma cidade. O dedão parou na a cidade de Liverpool, na Inglaterra, terra onde nasceu os Beatles, além é claro, comporta Liverpool, gigante do futebol europeu, que tem como destaque o goleiro Alisson e o atacante Roberto Firmino, ambos da Seleção Brasileira.

A Conmebol já designou que o boliviano Gery Vargas Carreño, de 37 anos, que será o árbitro central da partida. Gery Vargas representou a Bolívia na Copa do Mundo de 2018, na Rússia trabalhando como monitor do VAR. Carreño será auxiliado pelos conterrâneos José Antelo e Edwar Saavedra.

Bahia pronto para a decisão pela Sul-Americana. Veja a provável escalação

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário