Nos pênaltis, Fortaleza vence o Bahia e conquista o título do Nordestão Sub-20

Esta foi a quarta final do torneio com organização da CBF

Em jogo eletrizante e emocionante durante os 90 minutos, Bahia e Fortaleza decidiram na tarde deste sábado o título da Copa do Nordeste Sub-20. O Tricolor Baiano chegou a estar na frente por duas vezes no tempo regulamentar, no entanto, permitiu o empate do Tricolor do Pici, igualando em 2 x 2 no tempo normal e levando a decisão para os pênaltis. Nas cobranças das penalidades, o time baiano errou duas de quatro cobranças e acabou perdendo por 4 x 2, com o Fortaleza levantando a taça do torneio de base.

O Bahia tomou a iniciativa do jogo, pressionou e abriu o placar aos 29 minutos do primeiro tempo com Caíque, porém, tomou o empate aos 37 minutos também da etapa inicial com Coutinho. No segundo tempo, Caio Melo marcou um golaço e colocou o Tricolor Baiano na frente, aos 37 minutos. No entanto, três minutos depois Vitor Jacaré empatou para o Fortaleza e carregou a decisão para a marca da cal, vencido pelo time cearense por 4 x 2.

Bahia chegou na grande final após somar cinco triunfos e apenas dois empates em sete partidas disputadas, liderou o Grupo C sem perder um jogo e na semifinal despachou o Santa Cruz na semifinal vencendo por 3 a 2. Já o Fortaleza, que foi o único time com 100% de aproveitamento na primeira fase, eliminou o River-PI nos pênaltis antes de chegar na decisão. O atacante Caíque foi o o artilheiro do Bahia na competição com 7 gols.

O Esquadrão jogou a final com: Cassiano, João Pedro, Enck, Rafael e Matheus Bahia; Rodrigo, Caio Mello e Railan; Edimundo, Gian e Caíque.

HISTÓRIA DO TORNEIO



A Copa do Nordeste Sub-20 foi organizada por duas entidades ao longo do tempo. De 2001 a 2006 foi comandada pela Liga do Nordeste e na sua primeira edição em 2001 teve o Bahia campeão ao bater o Sport-PE por 3 x 2 na final, porém, a competição só passou a ser gerida e reconhecida pela CBF a partir de 2015, ou seja, para a entidade esta foi a quarta edição do torneio com o Fortaleza conquistando seu primeiro título. Antes tínhamos como campeões Vitória (2015 e 2017) e Coruripe (2016) – este último sendo o primeiro clube do interior a levantar a taça.

No entanto, se contarmos todas as edições (organizadas por Liga do Nordeste e CBF), o Esporte Clube Vitória é o maior campeão com quatro títulos (2004, 2006, 2015 e 2017). O Fortaleza agora tem duas taças (2005 e 2018), enquanto Bahia (2001), Sport-PE (2003) e Coruripe (2016) aparecem com apenas um cada. Em 2002, assim como de 2007 a 2014 não tivemos o torneio.

Confira os gols e pênaltis:

Bahia 2 x 2 Fortaleza: Veja os gols e pênaltis da final do Nordestão Sub-20

Deixe seu comentário

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*