Vitória com grandes chances de abandonar o Z-4 nessa rodada

Leão precisa vencer e torcer por uma combinação de resultados

Foto: Maurícia da Matta / EC Vitória

Está chegando o momento que a régua será aplicada e conhecida a composição dos clubes para o Campeonato Brasileiro da Série A. Este ano praticamente já temos o Palmeiras campeão, enquanto Internacional e Flamengo com remotíssimas possibilidades, tentam negar o que todos os Santos já disseram amém sem espernear. Agora a briga se limita os clubes do G6 que vão participar dos torneios Sul-Americanos, e, sobretudo, aqueles que vão sucumbir em direção da Série B e aqueles que vão escapar da decapitação pela guilhotina.

Neste último quesito, está novamente inserido o Esporte Clube Vitória, que às 18h deste sábado, encara outra decisão, agora contra o Atlético-PR, no Barradão precisando como um desesperado dos três pontos, aliás, não obtendo o triunfo vai praticamente jogar por terra toda sua fama de sofredor profissional construída com maestria nos dois últimos anos, escapando da degola justamente neste período, digo, nas ultimas rodadas.

Obtendo êxito, como todos nós torcemos e esperamos, a história muda. De cara, o Leão já pula fora da zona do rebaixamento, somaria 39 pontos e passaria toda a madrugada de sábado e grande parte do domingo longe dos tormentos e sobressaltos ancorado na 14ª ou 15ª posição, isto será definido de acordo o resultado do jogo entre Corinthians e Vasco que se enfrentam também no sábado, no mesmo horário, em São Paulo. Uma derrota do Vasco significará potencializar um desejado triunfo do Leão. Se o Cruzmaltino empatar, não pode ser ultrapassado pelo rubro-negro.

Olhando para os jogos de domingo, podemos afiançar que, se o Vitória fizer sua parte e vencer o Atlético-PR, tem enormes chances de terminar a 35ª rodada fora do Z-4, no entanto, será necessário não apenas triunfar, mas uma combinação de resultados bastante provável. Do quarteto Chapecoense, Ceará, Sport-PE e Vasco, dois precisariam perder na rodada para o Leão se sustentar fora do calabouço, é claro, conquistando os três pontos. Dos quatro adversários, três jogam fora de seus domínios e enorme possibilidade de tropeçarem: Ceará, Chapecoense e Vasco. Apenas o Sport-PE joga como mandante, ainda assim, enfrenta o afamado Flamengo sonhando ainda com o título brasileiro e terá muito trabalho.

Dos cinco times citados na confusão, o Vitória teoricamente tem o confronto mais tranquilo. O Atlético-PR, além de estar com a cabeça nas semifinais da Copa Sul-Americana, é o único time na Série A que não venceu fora de casa. De 17 jogos como visitante, perdeu 10 e empatou 7, mais um motivo para tratarmos o triunfo do Leão como obrigatório e bem provável. Por outro lado, o time baiano não vence há cinco jogos dentro do seu santuário. São três derrotas (Botafogo, Santos e São Paulo) e dois empates (Corinthians e Bahia). Neste sábado, é preciso mandar a má fase para longe e começar a espantar o fantasma da Série B, dando uma arrancada nessa reta final de Brasileiro.

Veja abaixo os confrontos diretos e classificação:



35ª Rodada

Sábado (17/11)
18h – Vitória x Atlético-PR
18h – Corinthians x Vasco
20h – Atlético-MG x Bahia

Domingo (18/11)
16h – Paraná x Palmeiras
16h – América-MG x Santos
16h – Botafogo x Internacional
16h – Sport-PE x Flamengo
18h – São Paulo x Cruzeiro
18h – Grêmio x Chapecoense

Segunda-feira (19/11)
19h – Fluminense x Ceará

  • Horários da Bahia

O sofrimento continua: O que precisa o Vitória para evitar o rebaixamento?

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário