Bahia e Ceará iniciam briga por vaga na grande final da Copa do Nordeste

Atual campeão da Copa do Nordeste, o Esporte Clube Bahia inicia nesta quinta-feira (20) a disputa por uma vaga na final do torneio regional da edição 2018, onde busca o quarto título. O adversário é o Ceará e o primeiro desafio é fora de Salvador, onde não costuma ir bem, sendo que vem de quatro derrotas consecutivas como visitante na Série A, onde não venceu e sequer marcou gol fora do seu cercado (5 jogos e 5 derrotas).

O último triunfo fora aconteceu diante do Botafogo-PB, justamente pela Copa do Nordeste, no dia 26 de abril, quando bateu os paraibanos por 2 a 1, no Almeidão, pelas quartas de final. Como visitante, o Bahia tem um aproveitamento de 41% na temporada, enquanto no Brasileiro, como dito acima, o aproveitamento é ZERO, um dos motivos para a demissão do técnico Guto Ferreira.

Em 2018, o Bahia tem 12 gols marcados e 15 sofridos como visitante. Em casa, por sua vez, o Tricolor marcou 45 vezes e sofreu 16 gols. Grande oportunidade para espantar a má fase como visitante e trazer para Salvador, em duelo marcado para terça-feira, um resultado positivo. Se avançar, o Esquadrão enfrenta o vencedor de Sampaio Corrêa x ABC. Nos primeiros 90 minutos, os maranhenses levaram a melhor e venceram por 1 a 0.



O grande nome do Ceará é o meia Ricardinho, campeão da Copa do Nordeste em 2015 pelo Vovô em cima justamente do Bahia marcando gol na final. Ele tem 30 jogos na temporada e 3 gols anotados. No Bahia, o grande destaque chama-se Zé Rafael. Camisa 10 da equipe e autor de 9 gols em 34 jogos em 2018, o meia vem desde 2017 em alta e cobiçado por outros grandes clubes do futebol brasilero, como Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Cruzeiro.

Para enfrentar o Ceará, o Bahia não terá novidades na equipe, nem teria como com tantos desfalques por lesão. A novidade mesmo é na beira do gramado com a estreia do técnico Enderson Moreira. Sendo assim, o Esquadrão deve entrar em campo com: Anderson; Nino Paraíba, Lucas Fonseca, Tiago e Léo; Gregore e Elton; Zé Rafael, Régis e Élber; Kayke.

O goleiro Douglas, o meia Marco Antônio e os atacantes Edigar Junio e Júnior Brumado seguem como desfalques e não têm retorno garantido para o duelo de volta, na terça-feira, na Arena Fonte Nova.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário