Rei presenteará Iraque com estádio de futebol

Quem pode, pode! O rei saudita, Salman bin Abdelaziz, prometeu presentear o Iraque com um estádio de futebol em uma ligação telefônica que manteve ontem à noite com o primeiro-ministro, Haidar al Abadi, informou nesta terça-feira a agência de Noticia EFE.

O presente saudita está motivado pelo sucesso “da partida amistosa disputada na semana passada entre as seleções de ambos os países em Basra, sul do Iraque, que foi o primeiro encontro entre ambos os países vizinhos em 39 anos”, segundo um comunicado.

O monarca saudita expressou sua alegria pelo sucesso da partida amistosa, deixando claro que é uma boa ocasião para presentear o Iraque com um estádio e para renovar a colaboração e o trabalho entre ambos os países.

Al Abadi agradeceu “esta generosa iniciativa” e sublinhou que “houve grande interação do público na partida”, o que é algo “positivo”.

A organização da partida, realizada no dia 28 e que a seleção anfitriã ganhou por 4-1, foi uma iniciativa saudita para pressionar a favor da suspensão do veto imposto ao Iraque pela Fifa nos anos 90.

A Fifa decidirá em 16 de março se retira ou não a sanção, imposta desde os anos 90, ainda que levantada por um curto período de tempo em 2012, e que é motivada pela onda de violência que aconteceu então no Iraque.

Os únicos estádios autorizados a hospedar partidas amistosas são os de Basra, Erbil (norte) e Karbala (centro).

À parte do futebol, ambos responsáveis abordaram reforçar a cooperação entre os dois países vizinhos e o rei saudita expressou o apoio da Arábia Saudita à reconstrução do Iraque após a conclusão da guerra contra o grupo terrorista Estado Islâmico (EI).

Arábia Saudita e o Iraque protagonizaram uma aproximação diplomática progressiva desde o ano passado, quando o embaixador saudita retornou a Riad, retirado após a derrocada de Saddam Hussein em 2003.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário