Vitória pega o Grêmio para encaminhar permanência na Série A

Triunfo seria fundamental e preciso. Empate não pode ser desprezado

Hoje é dia de Vitória, digo, do Esporte Clube Vitória, continuar travando sua batalha pela permanência entre os clubes da 1ª divisão do Campeonato Brasileiro do ano que vem. Neste Domingo, teremos o complemento da 34ª deste ano, porém, somando toda a agonia vivenciada no ano passado, é possível acreditar que o sofrimento do torcedor do Leão já alcança aproximadamente algo parecido com 55 rodadas com raras pausas ou trégua em ambos os campeonatos, já que em 2016, escapou nas últimas rodadas numa briga em particular com o Internacional de Porto Alegre nesta época sofrendo e fazendo sofrer os seus torcedores e este ano, repete a dose.

Contudo, seja lá o tamanho do sofrimento nesta altura do Campeonato, o Vitória está hoje bem melhor do que esteve ontem. O triunfo contra Palmeiras abriu uma janela larga de boas perspectivas daqui para frente, começando hoje enfrentando o Grêmio, em um campo praticamente neutro (Como mandante este será o terceiro do Grêmio em Caixas do Sul nos últimos dez anos), sim, dizia, em um ambiente que curiosamente o Vitória tem se revelado nos seus melhores momentos

Até um empate hoje Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, serve independente se o Sport-PE derrote o Atlético-GO e/ou a Ponte Preta derrube o Coritiba no Couto Pereira. Perdendo ai sim, se não contar com tropeço do irregular time do Sport-PE, pode voltar para a zona de rebaixamento e isto significa que a dor de cabeça também voltará, porém com maior intensidade.

No entanto, vejo (sinto) ótimas expectativas para este jogo. Não deslumbro o Grêmio como um adversário imbatível ou listado entre aqueles portadores de sete-cabeças. Acompanhei pedaços do jogo contra a Ponte Preta e li a repercussão e as conclusões da própria imprensa gaúcha após o triunfo: não jogou nada e não mereceu sair vencedor. Além disso, vejo Grêmio descompromissado e só no aguardo dos jogos finais contra o Lánus pela Taça Libertadores agendados para as próximas semanas, ainda que coloque em campo hoje à tarde sua força considerada como máxima. Três desfalques por contusão. Ninguém poupado.

O triunfo do Leão contra Grêmio será fundamental. Se numa ponta não fomenta ou agrada a rivalidade local, na outra, mantém intacto a dupla baiana na primeira divisão, especialmente agora com a possibilidade da queda do Sport-PE, que pode reduzir para apenas dois, os clubes do Nordeste como representantes do futebol da região no cenário nacional, ainda que exista fortes esperanças da possibilidade do Ceará obter o acesso, recompondo trio, agora com nova configuração. Por isto, acredito: Vitória 1 x 0 Grêmio, em Caxias do Sul às 16h considerando o horário no nosso estado.

Para o jogo o Leão terá três desfalques importantes. O zagueiro Wallace, por força de cláusula do contrato de empréstimo já que tem seus direitos ligados ao Grêmio. Uillian Correia e Yago terão de cumprir suspensão. Ramon e Patric aparecem como substitutos. Em contrapartida, o técnico Vagner Mancini, volta a ter à disposição o lateral Caíque Sá e o atacante Neilton, ausentes do triunfo de 3 x 1 em cima do Palmeiras do Barradão na rodada passada.

Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS);
Dia e hora: domingo, 12, às 16h (horário da Bahia);

Árbitro: Marcelo Aparecido R. de Souza;
Assistentes: Anderson José de Moraes Coelho e Bruno Salgado Rizo (trio de São Paulo).

Grêmio: Paulo Victor; Léo Moura, Pedro Geromel, Kannemann e Leonardo (Kaio); Michel, Arthur, Ramiro, Luan e Fernandinho (Everton); Jael (Barrios). Técnico: Renato Gaúcho.

Vitória: Fernando Miguel; Caíque Sá, Kanu, Ramon e Geferson; José Welison, Fillipe Soutto e Patric; Neilton, David e Santiago Tréllez. Técnico: Vagner Mancini.

Grêmio divulga os relacionados para o jogo contra o Vitória

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário