Nordeste pode ter mais um clube na Série A nesta terça-feira

Três nordestinos rebaixados para Serie C. Dois sobem para Série B

As réguas estão sendo aplicadas, prejuízos contabilizados e os avanços comemorados os Campeonatos Brasileiros da Série A e B para os clubes nordestinos, a nossa região. Na Série A, Corinthians é o campeão mesmo sem ainda ter levantado o troféu. O Bahia depois de superar todas as incertezas, além de livre do tormento quase crônico de queda para 2ª divisão, ainda sonha com vagas para os torneios Sul-Americano do próximo ano, agora já na fase do lucro.

O Vitória impondo aos seus torcedores um sofrimento desgraçado, um dia sim outro também, encaminhou a renovação do alvará e já podemos dizer que o Leão continuará na Série A, mesmo que venha ser derrotado pela Chapecoense na próxima quinta-feira. Já o Sport-PE com aquele jeito de Flamengo do Nordeste, está praticamente rebaixado e nem mesmo um milagre-remunerado será capaz de remover o Leão da divisão inferior do futebol nacional por puro merecimento.

Teria que vencer três dos próximos jogos e depender de tropeços de adversários acima da tabela, já que não existe o confronto direito. Mas acontece que o time de Pernambuco não vence há 9 partidas. Sem dúvida. Vai jogar contra o São Bento no próximo ano.

Já na Serie B, uma coisa feia. Santa Cruz, dono de uma imensa torcida e uma historia bonita e repleta de tradição, caiu. O mesmo aconteceu com o Náutico e o ABC. Três clubes nordestinos. Já o CRB pelo menos resistiu e pode acabar o Campeonato bem abaixo do meado da tabela. Sem problemas, no próximo ano, CSA e Fortaleza ocupam as vagas.

MAS em compensação o Vovô – Ceará Sporting Club da belíssima Fortaleza, deve ser o substituto do Sport-PE na Serie A em 2018. O clube é o terceiro colocado no Brasileiro da Série B com 60 pontos e nesta terça-feira, pode assegurar por antecipação seu retorno para a elite do futebol Brasileiro depois de seis anos e assim recompondo o trio nordestino na primeira divisão.

O time comandado do baiano Marcelo Chamusca enfrenta no Castelão, a equipe do Paysandu pela 36ª rodada da Serie B. Para isso, no entanto, não basta uma vitória diante do Paysandu. O Ceará tem que torcer por uma combinação de dois resultados em dois jogos que envolvem candidatos ao acesso.

Primeiro tem que vencer o papão. Depois tem que torcer para que a Londrina (6º colocado com 55 pontos) não vença o Guarani no Estádio do Café, Além disso, o Vovô precisa somar o seu triunfo uma derrota do Oeste (5º colocado com 57 pontos) que recebe o Internacional também nesta terça-feira na Arena Barueri.

O Paraná Club no momento 4º colocado, no Arruda encara o Santa Cruz. Vencendo encaminha tranquilamente o acesso depois de muitos anos ausente da 1ª divisão.

 

Argel Fucks também recusa convite do Sport-PE

 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário