Chance de Libertadores para o Bahia é mínima, mas existe. Veja como!

Com chance nula de buscar o G-7, o Esquadrão mira o G-9. Será?!

O Esporte Clube Bahia deixou escapar das suas mãos a chance de disputar a Copa Libertadores em 2018, depois de longos 29 anos. Mesmo com a colaboração dos concorrentes que vinham tropeçando, o Esquadrão vacilou nas últimas rodadas. Deixou de somar cinco pontos na Arena Fonte Nova nos jogos contra Atlético-MG (2 x 2) e Chapecoense (0 x 1), e foi derrotado pelo Sport-PE na Ilha do Retiro, freando a empolgação tricolor.

No entanto, apesar das chances nulas de brigar por um espaço no G-7, o Bahia chega na última rodada do Brasileirão ainda com chance de voltar a disputar a principal competição do continente, isso se acontecer do G-7 ser transformado no G-9. Para isso, não bastaria vencer o São Paulo no domingo dentro do Morumbi lotado com ingresso há 1 real, ainda teria que secar os concorres. Casos de Atlético-MG, Chapecoense e Botafogo.

A tarefa é tratada como bastante complicada pelos otimistas e para os pessimistas é quase impossível. Porém, como dizem, a esperança é a última que morre. Em 11º com 49 pontos, Bahia precisa torcer para que Grêmio e Flamengo conquistem os títulos da Libertadores e da Sul-Americana, transformando em G9 o grupo de classificados para a Libertadores.

Não para por aí, vamos às contas. O tricolor baiano tem que vencer o São Paulo, chegando a 52 pontos, e torcer para que, no mínimo, dois dos seguintes resultados aconteçam: Atlético-MG não ganhe do Grêmio, Chapecoense não ganhe do Coritiba e o Botafogo perca do Cruzeiro. Os três concorrentes jogam em casa, o que diminui um pouco a esperança de conquistar essa vaga que seria uma façanha e tanto.

Outra possibilidade, muito, mas muito improvável, seria caso só o Grêmio ou só o Flamengo seja campeão. Neste caso, o G-7 vira apenas um G-8, e a única chance do Bahia ir para a Libertadores é se os três concorrentes que figuram acima na tabela não vençam seus jogos. Caso Grêmio e Flamengo não sejam campeões, a chance do Bahia é ZERO, afinal, não alcança mais o Vasco, 7º colocado. SE tivesse feito o dever de casa e vencido a Chapecoense, hoje o sonho estaria muito próximo de se tornar realidade.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário