G-9: Brasileiro pode ter mais três vagas para Libertadores

Se os clubes comemoraram a inserção do G-6 (que antes era G-4), imagine o Campeonato Brasileiro com um G-9? Já pensou? Pois bem. Dependendo dos respectivos campeões da Taça Libertadores, Copa Sul-Americana e Copa do Brasil, torneios que dão vaga para a competição continental, o G-6 pode ser ampliado para G-9 e assim classificar mais três equipes para a Copa Libertadores da América de 2018.

Mas como isso? Caso os times brasileiros que estejam inseridos no G-6 ao término da Série A conquistarem um dos três campeonatos citados acima, mais vagas serão abertas na zona de classificação, podendo ser também G-7 ou G-8. Lembrando que o Bahia, 13º colocado com 23 pontos, está há 2 pontos do 9º colocado e 5 do 6º colocado que é o Sport-PE, enquanto o Vitória – em 18º com 19 – está há 6 pontos do nono e 9 do G-6.

Veja como está as competições neste momento:

Copa do Brasil: Torneio com maior possibilidade de conquista de um componente do G-6. A competição está na fase de semifinais e os concorrentes são Flamengo (5º), Grêmio (3º), Cruzeiro (7º) e Botafogo (11º).

 

Sul-Americana: O Corinthians, líder do Brasileiro, está na disputa e é pressionado por sua torcida para que vença o torneio. Estão na disputa, além do Timão, Flamengo (5º), Sport (6º) e Fluminense (10º).

Libertadores:  Na Liberta, temos Grêmio (2º), Santos (3º), Palmeiras (4º) e Atlético-PR (8º) na disputa. Os primeiros times fora do G-6 são Cruzeiro (7º colocado, 27 pontos), Atlético-PR (8º colocado, 26 pontos) e Coritiba (9º colocado, 25 pontos).

 

Zona de classificação para a Sul-americana também pode ser ampliada

A cada possível vaga ampliada no G-6, o mesmo vai acontecer na zona de acesso para a Sul-americana, que atualmente garante apenas os times da sétima até a 12ª posições na edição do próximo ano. 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário