Chances de Bahia e Vitória na Elite do Futebol Brasileiro

Amigos, após a conclusão de 21ª rodada analisei alguns números de acordo com o aproveitamento de nossos dois times na série de elite e fazendo algumas projeções com esses números e também considerando que não haverá mais nenhuma crise que atrapalhe o nosso aproveitamento atual. Vale ressaltar que Flamengo, Botafogo, Palmeiras são equipes que estão em crise no momento ou próximos de uma crise.  O Vasco já está em crise se considerarmos os últimos resultados da equipe.

Vamos aos números:

Das últimas 5 rodadas o Vitória obteve 66,67% de aproveitamento (3 vit., 1 empate, 1 derrota), enquanto que o Bahia obteve 46,47% de aproveitamento (2 vit., 1 empate, 2 derrotas).

E de acordo com esses números, se fizermos uma projeção considerando que o aproveitamento será o mesmo até o final, o Vitória terminaria o campeonato com 56 pontos enquanto que o Bahia iria terminar com 50 pontos.   Vou repetir para aqueles que não lêem direito: “SE FIZERMOS”.   É uma condicional.    Tem pessoas apostando que o Corinthians não será o campeão brasileiro apesar de todas as evidências em contrário.   Porém, sabemos que isso é muito difícil dada a distância para o segundo colocado, além de que, o próprio segundo colocado não está fazendo por merecer o título.

Voltando aos nossos times, nota-se que o Vitória mostra um padrão de jogo consistente e seguro de acordo com as últimas apresentações e portanto, mostra que é perfeitamente possível concluir o campeonato com mais de 50 pontos.   Já o Bahia, precisa melhorar o seu percentual de aproveitamento para não ficar dependendo de outros resultados no fim do campeonato para conquistar os mesmos 50 pontos pelo menos já que de acordo com os números atuais o time encontra-se no limite para conquistar essa pontuação.

Alguns dados de anos anteriores:

1. Em 2016, o Atlético-Pr terminou o campeonato com 57 pontos em 6º colocado. O Fluminense terminou com 50 pontos em 13º colocado. Campeão Palmeiras com 80 pontos. O 17º colocado terminou com 43 pontos, o Chorolados de Porto Alegre.

2. Em 2015, o Cruzeiro terminou o campeonato com 55 pontos em 8º colocado. A Ponte Preta terminou com 51 pontos em 11º colocado. Campeão Corinthians com 81 pontos. O 17º colocado terminou com 42 pontos, o Figueirense.

3. Em 2014, o Atlético-Pr terminou o campeonato com 54 pontos em 8º colocado. O Sport-Pe terminou com 52 pontos em 11º colocado. Campeão Cruzeiro com 80 pontos. O 17º colocado terminou com 38 pontos, o Vitória.

Mais alguns resultados de 17º colocados: 

Em 2013 a Portuguesa-SP foi rebaixada com 44 pontos.

Em 2012 o Sport-PE foi rebaixado com 41 pontos.

Em 2011 o Atlético-Pr foi rebaixado com 41 pontos.

Em 2010 o Vitória foi rebaixado com 42 pontos.

Em 2009 o Coritiba foi rebaixado com 45 pontos.

Em 2008 o Figueirense foi rebaixado com 44 pontos.

Em 2007 o Corinthians foi rebaixado com 44 pontos.

Análise Final:

A pontuação média de rebaixamento é aproximadamente 42 pontos de acordo com os 17º colocados dos últimos 10 anos que foi de 42,4 em números absolutos.A última vez que um time foi rebaixado com 44 pontos foi em 2013. Logo, a pontuação limite e segura para se salvar pode ser de 44 pontos de acordo com a média dos últimos 10 anos que é de 42,4 pontos. Com 45 pontos certamente se salva considerando que dos últimos 10 anos, 3 clubes caíram com 44 pontos.  Mas, ao mesmo tempo, tivemos 2 clubes caindo com 42 pontos e também com 41 pontos e apenas 1 que foi os Chorolados com 43 pontos em 2016.

Assim como o Vitória, acredito que o São Paulo (com 46,67% de aproveitamento das últimas 5 rodadas) também se salve. E como os outros times do 8º ao 16º estão percebendo que esses dois times querem se salvar, não duvido que 46 pontos ou até mesmo 47 pontos seja a pontuação de degola.

Portanto, o clube que tiver pelo menos 42,11% de aproveitamento ou 48 pontos certamente estará na série A de 2018.  Então o Vitória tem a missão de conquistar 8 vitórias e 2 empates até o fim do campeonato. E o Bahia está um pouco melhor com 7 vitórias e 1 empate para atingir os mesmos 48 pontos.

Se usarmos a média dos últimos 10 anos (43 pontos), o Vitória deverá conquistar pelo menos 7 vitórias para permanecer na série A e o Bahia 5 vitórias e 2 empates. Mas eu prefiro contar com gorduras acumuladas em minha panela do que ficar sem elas e contar com a sorte, ainda mais que tem Vasco e São Paulo lá embaixo.   Melhor fazer os 42,11% de aproveitamento e assim evitar sustos e também evitar esquemas com a arbitragem.  No ombro a ombro já sabem quem vai levar a pior.

 

Um recado aos rubro-negros e tricolores:

Vamos usar como meta ultrapassar o Sport, 8º colocado do brasileirão em vez de ficar nessa picuinha chata e sem sentido de um sacanear o outro esquecendo que o campeonato está andando e estamos brigando com 18 clubes dos outros estados e que por eles f…-se Vitória e Bahia a não ser no próximo confronto direto e no fim do campeonato.Acredito que essa zoação exagerada atrapalha a campanha dos dois times e nessa era de redes sociais, certamente os próprios jogadores recebem em seus aparelhos as postagens bem humoradas que para mim não acrescenta em PN a um futebol baiano inferior se considerarmos o futebol de outros estados como Santa Catarina e Paraná e considerando as 4 séries do brasileirão.

Enquanto um fica olhando para o 12º colocado e o outro olha o 18º, esquecem-se de que o 8º tem 29 pontos e está apenas a 4 pontos da Zona de Libertadores.

E que no final eles vão nos sacanear e se auto-conclamar como a melhor equipe da série A entre equipes do nordeste.  Não serão se depender do ECV e se os números atuais se mantiverem pelo menos próximos até o final.  Espero que os torcedores abracem essa causa por que, usando a frase de Tropa de Elite2, o Inimigo Agora é outro.

 

Marcos Guimarães, torcedor do Vitória, amigo e colaborador do Blog.



Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário