Copa NE: Bahia enfrenta o Fortaleza de olho no Sport

Acontece nesta quarta-feira a última rodada da fase de grupo da Copa do Nordeste, com 10 jogos, que vão movimentar todos os grupos e após a régua ser aplicada, saberemos como será a composição das quartas de final da competição. Três clubes entram na rodada classificados. Todos já levantaram o titulo de Campeão da competição: Campinense, Bahia e Sport-PE. Nove clubes estão fora de qualquer chance de classificação e oito clubes disputam as últimas cinco vagas restantes.

Na próxima fase estarão apenas os cinco primeiros colocados de cada grupo e os três melhores segundos. As partidas das quartas de final serão definidas por sorteio entre dois potes. No primeiro, estarão os quatro times com melhor campanha na competição, já o restante, formará o segundo pote.

Grupo A.

Campinense com 11 pontos, tranquilo e classificado, mas pode atrapalhar a vida do Santa Cruz, que entra na rodada como 2º colocado com 10 pontos. O Santinha, vencendo, leva a 2ª vaga. Empate: classifica como um dos três melhores segundos colocados. Derrota: só não se classifica se o Náutico reverter uma desvantagem de quatro gols de saldo.

O Náutico é que está com a vida complicada. Precisa vencer o UNICLINIC (e vai vencer, já que o time do Ceará é ridículo, imagine hoje com o time reserva), e torce para o que o Campinense derrote o Santa Cruz no MUNDÃO do Arruda, ainda assim,  terá que secar adversários, para ficar entre os três melhores segundos. Vai dar Santa Cruz e Campinense.

Grupo B.

Bahia classificado em 1º lugar e o assunto já foi encerrado faz tempo. Altos-PI, Moto Clube e Fortaleza estão fora de qualquer possibilidade de avançar. Registre-se o papelão do Fortaleza. Time com enorme torcida, tem certa tradição e considerado grande no âmbito no Nordeste, MORREU ainda na fase de grupo. Enfrenta o Bahia com um time reserva e suas chances de voltar para casa goleado são grandes, especialmente se Hernane, desta vez, não for o batedor de pênaltis do tricolor de aço. Neste grupo já deu Bahia e não entra mais clube algum.

GRUPO C

O Grupo de maior aproveitamento da competição do líder. O Sport-PE já entra na rodada com 13 pontos e deve finalizar a fase de GRUPO como o clube de melhor desempenho da competição, considerando todos os clubes e, para isto, basta vencer o Sampaio Corrêa, em São Luis do Maranhão. Neste cenário possível, somará 16 pontos com cinco triunfos em seis jogos. Em caso de empate, ai o bicho pode pegar. O Leão de Ilha somaria 14 pontos, a mesma pontuação a que PODEM chegar Bahia e Campinense  e, assim, o Campeão simbólico e proprietário das vantagens na sequência da competição, seria aquele melhor amparado pelo critério de desempate dos saldos de gols. Neste momento, Bahia tem as melhores condições com  9 gols de saldo. Sport-PE – 8 e Campinense – 7, este último quase que não se cogita, afinal, golear o Santa Cruz dentro de casa, não uma tarefa possível para o Campinense.

O clube de melhor campanha terá  direito de decidir o primeiro mata-mata em casa. Benefício que pode ser estendido caso a equipe siga avançando no torneio, chegando até a final

O River está na dele, mas ainda não classificado. O time piauiense, com 10 pontos, lá no Estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, interior da Bahia, enfrenta a já eliminada Juazeirense. Empate, a vaga é do River Atlético Clube. A propósito, não recordo o ano que algum clube do interior do nosso estado, tenha avançado até às quartas de final da competição. Se o campeonato fosse por pontos corridos, a Juazeirense seria o 19º colocado, superando apenas o UNICLINIC, o único clube que não marcou um único e miserável ponto ou marcou um minguado gol dentro da competição. Já deu Sport-PE e hoje, o River, confirma a vaga.


GRUPO D.

ABC (outra decepção) e ASA estão fora. CRB, com oito pontos, e Itabaiana, com dez, decidem quem avança para a próxima fase. Quem vencer, LEVA. Empate, a vaga é do Itabaiana. Confirmando a classificação do “Bahia de Sergipe”, será uma grata surpresa.

GRUPO E

A vaga será decidida no Estádio Batistão, em Aracaju, onde Sergipe e Vitória se enfrentam às 21h45. Ambos somam 10 pontos. O Vitória precisa de um triunfo simples ou empate para avançar. Se perder ainda não morre. Vai torcer para Santa Cruz, River-PI e Itabaiana percam seus jogos: a solução e alternativa se aplica também ao Sergipe, caso seja ele o derrotado. Classificados, no meu entendimento, Vitória e Sergipe, já que o empate classifica ambos. 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário