11 clubes e 2 favoritos: Baianão começa neste domingo!

Quem será o campeão baiano de 2017? Essa resposta só teremos no dia 7 de maio, data da grande final, porém, neste domingo a bola começa a rolar nos campos do nosso estado pelo Baianão sua edição de número 113. Serão 11 equipes ao todo e apenas 2 largando como francos favoritos no chamado campeonato de dois times, como diz meu amigo Dalmo Carrera. Bahia ou Vitória? Com orçamento e estrutura MUITO superior aos demais concorrentes, os rivais e únicos favoritos disputam quem levanta a taça em maio, é claro, caso a zebra não resolva aprontar como em 2006 e 2011. Além da dupla, mais 9 clubes correm por fora: Atlântico, Bahia de Feira, Galícia, Flamengo de Guanambi, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense e Vitória da Conquista.

Apesar de decadente e “abafado” pela valorizada Copa do Nordeste, Bahia e Vitória prometem apimentar ainda mais a rivalidade na luta pelo Campeonato Baiano, o primeiro buscando seu título de número 47 enquanto o segundo almeja seu 29º título baiano. O sempre acirrado clássico BA-VI está marcado para o dia 9 de abril, na Arena Fonte Nova. Vale frisar que somente 38 dos 112 “canecos” disputados de 1905 para cá, ou seja, 34%, não foram levantados por Bahia ou Vitória. Os últimos e mais recentes feitos de clubes do interior foram em 2006 (Colo-Colo) e em 2011 (Bahia de Feira), ambos vencendo o Vitória na final.

O interior do estado terá 7 representantes: Bahia e Fluminense do veterano Jorge Wagner representando Feira de Santana. O Flamengo carregando o nome da cidade de Guanambi, equipe que estreou na primeira divisão estadual em 2016. O Jacuipense será o nome de Riachão do Jacuípe dentro da competição. O Jacobina, da cidade homônima. A Juazeirense vindo do norte da Bahia, a bela Juazeiro. Sem esquecer do sempre cascudo Vitória da Conquista, clube que disputou a final do estadual em 2015 e acabou derrotado pelo Bahia, mas ano passado lutou contra o rebaixamento.  

O Esquadrão, que levantou a taça em 2014 e 2015, estreia na competição estadual diante do Jacobina, neste domingo, às 18h30 (da Bahia), em Pituaçu. Já o Leão (atual campeão com a ajuda de Daronco e Vuaden) joga fora, às 16 horas (também de Salvador), contra a Juazeirense, no estádio Adauto Moraes, em Juazeiro.


VEJA OS JOGOS E REGULAMENTO:

29/01/2017

Atlântico x Jacuipense – 16h – Pituaçu;

Bahia x Jacobina –  18h30 – Pituaçu;

Vitória da Conquista x Bahia de Feira – 16h – Lomanto Junior;

Juazeirense x Vitória – 16h – Adauto Moraes;

Flamengo de Guanambi x Galícia – 16h – Dois de Julho.

O Baiano 2017 será disputado por 11 clubes que se enfrentarão entre si em turno único, por pontos corridos. Os quatro primeiros colocados avançam às semifinais, que serão disputadas em jogos de ida e volta, assim como a final. Os três primeiros colocados garantem vaga na Copa do Nordeste. O primeiro, segundo e quarto colocados se classificam para a Copa do Brasil. Os três melhores times, com exceção de Bahia e Vitória, disputarão a Série D do Brasileiro. Duas equipes serão rebaixadas.

A primeira fase será realizada no sistema de pontos corridos, em turno único. A cada rodada, um time folgará. Os quatro primeiros colocados se classificam para as semifinais, disputadas em mata-mata com jogos de ida e volta para definir os finalistas. As duas piores equipes da tabela de classificação são rebaixadas para a segunda divisão. Os três primeiros colocados no estadual garantem vaga na Copa do Nordeste de 2018. Os times que terminarem em primeiro, segundo e quarto estarão classificados para a Copa do Brasil do próximo ano. As três melhores equipes, exceto Bahia e Vitória, terão direito a participar da Série D de 2017.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário