Volante do Bahia e Lateral do Vitória, artilheiros do Brasil

A temporada 2016 do futebol brasileiro chegou ao fim com Bahia e Vitória atingindo seus objetivos pessoais e isso se deve pelo fato de vários atletas terem se destacado pelos números expressivos e ajudado os clubes à alcançarem essas metas. Em relação a artilharia, por exemplo, dois atletas da dupla BA-VI despontaram na lista de maiores artilheiros do Brasil por posição nesta temporada, casos do volante Juninho, com 11 gols, e do lateral-direito Diego Renan, também com 11 gols. Apesar de jogarem em posições que exigem um poder maior de marcação, ambos mostraram também poder de fogo para balançar as redes. Vale lembrar que o lateral rubro-negro era o cobrador oficial de pênaltis da equipe e teve bom aproveitamento quando foi testado neste quesito. Enquanto Juninho, além do faro de gols, liderou estatísticas como desarmes, passes certos e chutes à gol.  


Veja o levantamento feito pelo blog Gol de Canela FC em matéria ao portal LANCE!:

ATACANTE:

Gabriel Jesus (Palmeiras) – 26 gols na temporada

– Destaque do Palmeiras na temporada, o jovem atacante Gabriel Jesus foi o principal artilheiro do país, deixando veteranos como Robinho e Grafite, com 25 e 24 gols em 2016, respectivamente, para trás.

MEIA

Nenê (Vasco da Gama) – 21 gols na temporada

– O veterano Nenê, considerado um dos melhores na posição no país, marcou 21 gols na temporada é assegurou o posto de artilheiro entre os meias. Ele foi um dos grandes responsáveis pelo acesso do Vasco da Gama para a série A do Brasileirão 2017.

VOLANTE

Germano (Londrina) e Juninho (Bahia) – 11 gols na temporada cada

– Em uma posição em que os atletas têm com principal função a marcação do adversário, Germano e Juninho foram as grandes exceções. Com 11 gols cada, fecharam a temporada com artilheiros da posição. Além disso, o lateral tricolor se destacou em outras estatísticas como desarmes, passes certos e chute à gol.

LATERAL

Diego Renan (Vitória) – 11 gols na temporada

– Assumindo o posto de Yago Pikachu, lateral artilheiro no ano passado, Diego Renan, com 11 gols, foi o grande nome da posição quando falamos em gols.

ZAGUEIRO

Thiego (Chapecoense) 8 gols na temporada

– O zagueiro Thiego, com 8 gols em 2016, foi o principal artilheiro entre os “xerifões” do futebol brasileiro.


GOLEIRO

Marcio (Atlético-GO/Goiás) 3 gols na temporada

– Após a aposentadoria de Rogério Ceni, o veterano goleiro Márcio,  hoje no Goiás,  assumiu o posto de goleiro artilheiro no Brasil. Em 2016, marcou 3 gols.

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: futebolbahiano2007@gmail.com

Deixe seu comentário