2012: Um ano especial para o EC Vitória

O ano de 2012 termina, e podemos dizer que de forma positiva para o Esporte Clube Vitória. Apesar da perda do campeonato baiano, o objetivo principal do clube que era retornar a elite do futebol brasileiro foi alcançado, ainda que sob fortes emoções após uma queda de rendimento no final da segundona. Pela Copa do Brasil uma campanha razoável, com o time perdendo a vaga das semifinais para o Coritiba. 

 

Ranking 

O Bom desempenho do clube foi ratificado pela CBF ao divulgar o rank dos clubes Brasileiros no final do ano onde o Rubro Negro aparece como o melhor clube das regiões Norte/Nordeste. Pelo rank de competições internacionais, da Conmebol, novamente o Vitória fica em destaque sendo o melhor baiano classificado. 

Base 

Já na base, a confirmação de ter um dos melhores celeiros de craque do Brasil, com destaque, entre os diversos títulos, para a conquista da Copa 2 de Julho com 100% de aproveitamento (com direito a vencer 2 vezes a Seleção Brasileira e eliminar o rival com uma goleada de 3 a 0 antes de vencer a forte equipe do Cruzeiro na final também de goleada), o bicampeonato Baiano de Junior, e o título na primeira Copa do Brasil sub-20, competição que da direito a uma vaga para a Libertadores da América da categoria.

Esportes Olimpicos 

Mas o Vitória nunca foi apenas um clube de futebol. O Vitória é um clube esportivo que orgulha seus torcedores não só por ter participado da criação de quase todas as federações esportivas baiana, mas também por apoiar o esporte como uma atividade de inserção social e educacional. E o ano de 2012 também foi especial para os ditos “esportes olímpicos”. Com representação em vários outros esportes (Judô, Basquete, Futsal, Vôlei, Vôlei de Praia, Remo, Taekwendo, Boliche, MMA, Surfe, futebol de areia e Natação), levantou dezenas de títulos em diversas categorias de quase todas as modalidades. Destaque para o eneacampeonato (11 vezes seguidas) baiano de Remo. 

Marketing 

Fora dos campos esportivos o clube também se destacou. Com uma campanha de marketing surpreendente vinculando as cores da camisa do time com a doação de sangue o clube alcançou uma exposição espontânea de 935 minutos apenas na televisão, o que custaria algo em torno de R$ 15 milhões (na realidade a ação não custou mais do que R$ 30 mil). Na internet os números também impressionam com a quantidade de visualizações alcançando a casa de 1 bilhão somando os diversos sites que noticiaram o fato. A campanha foi comentada em diversos países ao longo de 2 meses e conquistou merecidamente uma série de prêmios de marketing, nacionais e internacionais, como o “Marketing Best” e “EFFIE Awards”.
O bom desempenho do clube e a bela campanha de marketing impulsionaram a venda de camisas o que incentivou o clube a mais lançamentos do que o normal. Só de camisas oficiais foram 6, todas com ótima aceitação e boas vendagens. 

Aliás o ano de 2012 também representou um amadurecimento na relação comercial de produtos Rubro Negros com o surgimento de mais de 10 pontos de lojas exclusivamente do Vitória. Além da loja conceito lançada no Barradão junto com o memorial, em todos os grandes centros de compras da cidade é possível achar uma loja do Vitória, além de Feira de Santana que também foi agraciada com um ponto comercial Rubro Negro. 

Estrutura 

Estruturalmente o clube também vem se fortalecendo, com reformas que muitas vezes passam desapercebidas, mas que fazem grande diferença no seu funcionamento. Além da loja e do memorial já comentado, podemos citar a reforma na concentração dos jogadores que remodelou todos os apartamentos e áreas de lazer, a academia, o novo centro de imprensa, o novo placar eletrônico, os vestiários, a capela, entre algumas outras ações. Aliás como é gostoso ver o Barradão cada vez mais Rubro Negro, com seus símbolos e suas cores ganhando destaque e orgulhando os torcedores! 

Torcida

Falando em torcedores não podemos deixar de destacar o visível crescimento da torcida Rubro Negra, não só constatada na rua no dia a dia, mas também destacada nas diversas pesquisas de diferentes institutos. Dentro do estádio esse crescimento também é notado, chegando a nação Rubro Negra a lotar o Barradão até em jogo de categoria de base. 

Estatuto

Mas para não dizer que em 2012 tudo foram flores, há de se lamentar algumas ações (ou falta delas) da diretoria. Destacamos aqui a tão aclamada mudança no estatuto do clube com o objetivo de torná-lo mais democrático e mais forte, bem como as mudanças no programa de sócio que segue desinteressante para o torcedor e para a instituição. E olha que já se passaram 2 anos das divulgadas análises para as sonhadas mudanças. A falta de debate claro e franco com a torcida e com os conselheiros sobre o futuro Rubro Negro relativo ao mando de campo também deve ser lamentado. 

Mas no cômputo geral 2012 foi sim um bom ano Rubro Negro. Um ano de muitos desafios e de grandes conquistas. E nessa virada de ano, com as esperanças renovadas, fica o desejo de um 2013 ainda melhor, repleto de conquistas e de Vitórias!

Bom fim de ano a todos, e um feliz 2013! 

Victor Hugo 

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário