Times quase extintos voltam a disputar a 2º divisão

Ipiranga: Galicia: campeonato baiano: FBF

Depois da quarta-feira Santa, para os torcedores do Vitória, e de cinzas para os torcedores do Bahia, entramos na Sexta-feira Santa no mesmo embalo, sempre trazendo noticias, sem falhar nem mesmo em um único dia, durante quase três anos. E assim será sempre, até mesmo no dia da morte do papa, como nos dias de chuvas e nos dias de sol também.

Hoje, o jornal da Metrópole destaca os clubes e o regulamento da 2º divisão do campeonato baiano de 2010, que têm início programado para o próximo Sábado, com o jogo entre Catuense x Juazeirense, no estádio Antonio Carneiro, em Alagoinhas.

O torneio deste ano tem a volta de clubes tradicionais, como Galícia, Ypiranga e a Catuense, clube que, na sua fase áurea, revelou alguns jogadores que vieram a se destacar jogando pelo Esporte Clube Bahia, como: Sandro, Nadinho e o maior dele, Bobô, o mestre de obra do maior título conquistado pelo tricolor, quando vivia na era do aço! Confira.

EMBALADOS COM A TENTATIVA de reviver o passado, dirigentes de quase ex-clubes baianos lutam para renascer. Não se assuste se, andando pelas ruas, encontrar torcedores, alguns bem idosos, com as camisas do Ypiranga ou do Galícia.

Não se trata de nenhuma campanha retrô das duas diretorias, mas de uma tentativa de ser a ‘Fênix baiana’. A jornada conta também com a Catuense e terá início neste fim de semana com o começo da disputa da segunda divisão do Campeonato Baiano de 2010.

O ‘Baianinho’ está recheado de grandes histórias. Juntos, Galícia e Ypiranga conquistaram 15 títulos baianos. Os granadeiros, apelido da torcida espanhola, gabam-se de ser os primeiros tricampeões do Estado. Já o Ypiranga é o terceiro time com o maior número de conquistas, atrás somente de Bahia e Vitória – 10 no total.

Dois sobem para a elite em 2011

O regulamento da ‘Segundona’ permite a Salvador recuperar a hegemonia na elite do futebol baiano. Atualmente, Feira de Santana é a cidade com o maior número de equipes no campeonato. A Princesa do Sertão é representada por Bahia de Feira, Fluminense e Feirense.

Este ano, dois times subirão no Estadual, ou seja, o Galícia e o Ypiranga podem reeditar o quarteto soteropolitano na disputa do título baiano em 2011. Apesar de as duas equipes terem sede na capital, apenas o Galícia terá mando de campo em Salvador, no Estádio de Pituaçu. A equipe da Vila Canária jogará no Estádio Edgard Santos, em Simões Filho.

Disputa será em três fases

Para a segunda divisão do Baiano, dez times serão divididos em dois grupos. Na primeira fase, as equipes jogam em sistema de ida e volta dentro do próprio grupo. De acordo com a Federação Bahiana de Futebol (FBF), foi preservada a proximidade regional, para não haver grandes gastos. A única exceção foi com os times de Juazeiro. O Juazeirense e o Juazeiro foram colocados em grupos diferentes.

Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificam para as semifinais. Os vencedores, além de terem o acesso garantido, disputarão a final. A competição começa amanhã e tem a final prevista para o dia 6/6

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário