Ypiranga e Galícia sonham em voltar juntos em 2010

Seria, realmente seria muito bom para o futebol da Bahia, o retorno dos tradicionais clubes como Ipiranga e Galicia. O Ypiranga parece ter maiores chances; hoje conta com o ex-goleiro Emerson Ferretti como vice-presidente e há quem diga que atuará em alguns jogos do amarelo e preto na segunda divisão de 2010.

O Galicia não perde em tradição, o clube azulino e afamado como demolidor de campeões já revelou jogadores que fizeram sucesso pelo Brasil a fora, como: Marinho Perez (internacional e seleção brasileira), o lateral-direito Toninho, os atacantes Washington e Oséas; para aumentar os créditos, lembro ainda que foi treinado por técnicos do gabarito de Jorge Vieira (1968), Abel Braga (1987) e, figura de destaque como campeão mundial de futebol, Aimoré Moreira que também fez história no Bahia como seu irmão Zezé Moreira.

Pena é o desaparecimento, creio que em definitivo, do vermelho e branco, o glorioso Botafogo Sport Club, do comerciante Wilson Ferreira que, depois que os gafanhotos devastaram todo o gramado do seu campo de treinamento em Dias D’ávila (1989), o clube não joga profissionalmente mas, no entanto, continua licenciado pela Federação Baiana de Futebol. Confira a matéria, é de Cecílio Angélico, da edição impressa do Correio deste Domingo.

Galícia e Ypiranga. Dois clubes tradicionais de Salvador jogam suas fichas em 2010 pra retornarem à elite do futebol baiano. E melhor, um colado no outro.

É que diferente dos anos passados, em 2010, dois times sobem pra primeira divisão. Boa oportunidade pra dupla da capital se juntar novamente a Bahia e Vitória na elite do Baianão. Os irmãos da capital caíram juntos em 1999 e não conseguiram mais se reerguer. Tá na hora de subir. O caminho não é fácil. Mas tradição é o que não falta prós dois.

O Galícia, clube fundado por imigrantes da região da Galícia, na Espanha, é o primeiro tricampeão baiano: venceu os estaduais de 41, 42 e 43. É dessa época o apelido “O Demolidor de Campeões”, pelo fato de sempre vencer grandes do país.

A possibilidade voltar à elite junto com o irmão Ypiranga anima os galegos. “Antes o jogo Ypiranga x Galícia era um clássico e dava muito público. Espero que possamos reviver isso de novo na elite”, afirma Raimundo Nonato, presidente do clube.

Mas, não é tão fácil assim. O Galícia, que já tenta voltar à elite desde 2006 alerta ao companheiro que nome na história não basta. “O Ypiranga sempre teve tradição. Mas futebol é qualidade, tem que ter um bom time. Tradição tem influência, mas não ganha jogo”, alerta Juracy Garrido, cheio de experiência, supervisor do Galícia.

Passado forte é o que não falta ao Ypiranga, time com dez títulos baianos. “O mais querido”, como é conhecido, está em processo de reestruturação, após dois anos parado. Hoje conta com o ex-goleiro Emerson Ferretti como vice-presidente. “O clube estava abandonado. Tivemos que atacar em várias frentes para poder voltar a atuar”.

COMANDO

O planejamento já começou. Diferente do Galícia, o clube aurinegro já conta com treinador para 2010: Sérgio Oliveira que passou pelo Colo Colo de Ilhéus. O time fechou uma parceria com a prefeitura de Simões Filho para sediar seus jogos no Estádio Edgar Santos. Tudo pra reduzir custos. Falta apenas um campo pra treinar, já que a Vila Canária, sede do clube, não está em condições. “Estamos atrás. Faltam campos em Salvador”, disse Valdemar Filho, presidente.

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário