Feliz Natal, Leão!

Véspera da apresentação do Vitória para 2010 (mais precisamente no dia 04/10/10), e as especulações surgem de tudo que é lado e o blog “www.futebolbahiano.com” não poderia ficar de fora. Dalmo Carrera, depois de meses de negociações, conseguiu entrar em acordo comigo e depois de pagar alguns centavos de luvas e alguns salários antecipados, conseguiu me contratar para tentar equilibrar o conteúdo rubro-negro neste espaço. Não garanto presença diária, entretanto, garanto informação 100% segura do tri-campeão baiano.
No meu primeiro post queria deixar o “Feliz Natal” de um dos mais tradicionais sites rubro-negro, o Barradão On-Line, que desde que mudou o formato de site de notícias diárias para uma revista eletrônica, chegou a marca de número 100 na semana passada, analisando de forma criteriosa os caminhos e descaminhos do nosso Vitória. Aproveito e também deixo, antecipadamente, o meu Feliz Natal para todos os blogueiros e torcedores que freqüentam este buteco. (Lucas Serra)

Pois é, galera! O Natal chegou. Estamos próximos do fim de ano, nosso Leão ainda está se armando, embora já tenha um time formado fora das quatro linhas. Mas é insuficiente.

Segundo nossa Direção, precisamos ainda de cinco bons jogadores para formar um bom elenco. Concordo. Estamos com direção de futebol nova e comissão técnica nova e não muito cara. Realmente, para esse time funcionar a contento, devemos ter um bom elenco. Vide o time do Flamengo, Campeão Brasileiro deste ano. Com dois atletas experientes (Petkovic e Zé Roberto) e um treinador interino, resultado: chegou ao título.

Aliás, o Vitória sempre foi um clube que formou novos treinadores que hoje estão entre os melhores do Brasil (Ricardo Gomes, Abel Braga, Péricles Chamusca, Edinho Nazaré (Gestor de Futebol), Arthurzinho (este funciona bem na Segunda Divisão), Toninho Cerezzo, dentre outros). Essa era uma postura do ex-presidente Paulo Carneiro. Ele gostava de correr riscos, mas apostava no elenco que estava formando.

Não sei se vocês vão concordar comigo, mas acho que deveria ser instituído pela Federação Baiana de Futebol que os técnicos para o Campeonato Baiano fossem locais. Agora, daria a eles bons jogadores para treinarem. Caso tivessem resultados positivos, teriam a oportunidade de dar continuidade na Copa do Brasil. Caso, negativo, os clubes ficariam a vontade para trocar por qualquer outro treinador. Temos Ferreira, que já passou pelo Vitória e deu sua contribuição. Temos Haroldo, Zanata, Osni (já teve sua oportunidade), Laércio Lopes, dentre outros que já passaram por clubes do interior.

Hoje o estado que mais revela treinadores novos é o Rio Grande do Sul. Na sua maioria vieram de clubes do interior, tiveram sucesso e foram aproveitados pelos grandes clubes da capital. Segundo, São Paulo, mas aí é um estado com muitos clubes e campeonato muito bem organizado (Especial, Série A, Série A1 e Série A2). Depois o Rio de Janeiro. Este acabou de formar um interino Campeão Brasileiro.

Faremos nova experiência agora com nosso Ricardo Silva, não mais interino, agora, efetivo. Uma coisa esteja certa, se não derem um time bom a ele, não irá muito longe não.

Na realidade, é uma maneira de diminuir a folha mensal dos times da Bahia, em particular, nosso Vitória. Uma coisa tenha a certeza; nossa torcida vai a campo para ver um bom time formado, não um bom treinador com um time medíocre. Nossa torcida quer Time, isso mesmo, com “T” maiúsculo. Aquele que todos devem respeitar.

Novos contratados

São muitas especulações, mas um nome foi muito bem lembrado, o de Adailton, ex-Vitória, zagueiro do Santos (SP). Bom zagueiro e acho um bom nome para a nossa zaga.

Muitos outros jogadores despontaram neste Brasileirão, não sei hoje como se encontram em seus clubes, se renovaram ou estão em negociação. Gosto muito de Paulo Bayer, experiente, boa visão de jogo, não foge das pancadas e, ainda por cima, é goleador. Outro experiente, Romerito jogou no Goiás, é outra boa opção. Não estou querendo aqui montar uma equipe de “velhos”, mas há de se convir – esses caras aprontaram muito neste Brasileirão.

Perdemos Roger. Estamos agora atrás de outro centroavante. Pô! Por que não vamos em busca de Córdoba, do River Plate do Uruguai? O cara tem apenas 20 anos, 1,90m, é técnico e goleador. Só no Vitória marcou três gols. O que me diz sobre aqueles gaúchos que também estão no River Plate do Uruguai? Os caras infernizaram nossa zaga. Certamente são jogadores não muito caros e bons. O que estão esperando?

Bom, para finalizar, desejo a todos os amigos da BOL e a todos os amigos desta torcida maravilhosa que é a nossa torcida rubro-negra, um Feliz Natal e que todos tenham uma mesa farta e as famílias unidas para celebrar essa grande festa; o nascimento do Mestre Jesus Cristo.

FELIZ NATAL!
Cesar Senna
Administrador e torcedor rubro-negro.
E-mail: cesarsenna27@yahoo.com.br

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário