Bobô se diz preocupado com a violência

BobôO problema com a violência nos estados não é recente, mas ainda sim continua a preocupar as autoridades responsáveis por administrar o esporte nas mais variadas partes do mundo. O superintendente de Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), abordou a problemática durante um encontro com o coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça Criminais (Caocrim), promotor de Justiça José Renato Oliva, que também é membro da Comissão Nacional de Combate à Violência nos Estádios.

Bobô se disse incomodado com a possibilidade de que cenas de pancadaria ocorram nos estádios baianos, principalmente em Pituaçu, arena recém reformada e que abrigará o jogo da Seleção Brasileira contra o Chile, no próximo dia 9, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2010.

José Renato, no entanto, lembrou que um forte instrumento de combate à violência nos estádios aguarda aprovação da Assembléia Legislativa (AL) da Bahia, o que pode reduzir as chances de que cenas de violência ocorram no estádios baianos.

O projeto, idealizado pelo promotor de Justiça e apresentado à AL pela Comissão de Segurança e Direitos Humanos, prevê a proibição da venda e utilização de bebidas alcoólicas nos estádios e no raio de 500 metros de distância dos locais das partidas, a colocação da torcida visitante separada da torcida mandante, a disposição de 5% da lotação do estádio para a torcida visitante e a numeração de assentos nas arquibancadas e proibição de utilização das escadas como assentos.

Também foi incluso no projeto a obrigatoriedade de campanhas educativas dentro dos estádios, proibição da venda de ingressos no próprio estádio de futebol até quatro horas antes do início do jogo e a proibição de utilização de fogos de artifício, hastes ou suportes de bandeiras ou qualquer instrumento capaz de causar lesão.

Durante a reunião, o superintendente da Sudesb solicitou sugestões acerca da utilização da Tribuna de Honra do estádio de Pituaçu, tendo José Renato opinado que, como o espaço da Tribuna é pequeno, deveria ser disponibilizado para os chefes dos Poderes, do Ministério Público, Polícia Militar e Civil, presidente do Tribunal de Justiça Desportiva, dentre outras autoridades indicadas pela Sudesb e Governo do Estado.

O promotor de Justiça sugeriu ainda que, no espaço, não deveria ser permitido fumar, vender ou consumir bebida alcoólica, utilizar bandeiras, instrumentos musicais ou equipamentos que emitam ruídos. Com informações da Tribuna Online

Autor(a)

Dalmo Carrera

Fundador e administrador do Futebol Bahiano. Contato: dalmocarrera@live.com

Deixe seu comentário