A Copa do Nordeste chegou na reta final e decisiva da primeira fase, quando iremos conhecer os primeiros classificados para a fase de quartas de final. Neste sábado, começa a 7ª e penúltima rodada, e dois jogos de grande apelo abrem a rodada, ambos às 16h. Destaque para o Esporte Clube Bahia que tentará pela primeira vez emplacar dois triunfos seguidos e, quem sabe, já garantir vaga no mata-mata contando com uma combinarão de resultados. O adversário do Bahia é o Fortaleza do técnico Enderson Moreira, que é a única equipe que chega na penúltima rodada dependendo apenas dos 3 pontos para se classificar sem necessitar de outros resultados. A partida está marcada para a Arena Castelão, mesmo palco do último encontro entre os dois, quando o Tricolor Baiano goleou por 4 a 0 pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro.
Com 10 pontos na vice-liderança do Grupo A, o Esporte Clube Bahia pode se classificar com uma rodada de antecedência. Para isso, além de vencer o Fortaleza, precisa torcer para que três equipes não vençam seus jogos: Treze (5º com 8), Confiança (6º com 7) e 4 de Julho (7º com 5). O 4 de Julho joga neste sábado contra o CSA, enquanto Treze encara o Vitória no domingo, mesmo dia da partida do Confiança contra o Botafogo-PB. Todos os três jogam fora de casa.
O Fortaleza, por sua vez, lidera o Grupo B com 11 pontos e vencendo o Bahia já se garante nas quartas de final da Copa do Nordeste, sem depender de outros resultados. O Leão do Pici tem 4 pontos a mais que o 5º colocado Salgueiro. Mesmo empatando ou até mesmo perdendo, o time cearense também pode se classificar caso Salgueiro e Altos, 5º e 6º, não vençam seus jogos.
O histórico dos duelos entre Fortaleza e Bahia, considerando apenas a Copa do Nordeste, revela uma supremacia absoluta do Tricolor Baiano, tanto na fase antiga do torneio, quando na época que passou a ser chancelada pela Confederação Brasileira de Futebol. Em ambos os períodos, as equipes se enfrentaram onze vezes na história do torneio regional, com o Bahia vencendo em oito oportunidades e empatando três vezes, ou seja, jamais perdeu para o Leão do Pici pelo Nordestão, tabu que o Fortaleza tentará derrubar neste sábado.
Quem apita o duelo entre Fortaleza e Bahia é o árbitro pernambucano Gilberto Rodrigues Castro Júnior. Ele será auxiliado por Clovis Amaral da Silva e John Andson Alves Ribeiro, ambos também filiados à Federação Bahiana de Futebol. O quarto árbitro será Luiz César de Oliveira Magalhães, do Ceará, enquanto o também cearense Paulo Silvio dos Santos ficará como analista de campo.
JOGOS DA 7ª RODADA DO NORDESTÃO
SÁBADO, 03/04
16h00 – Fortaleza x Bahia
16h00 – Sport x Ceará
18h15 – ABC x Sampaio Corrêa
18h15 – CSA x 4 de Julho
DOMINGO, 04/04
15h45 – Altos x Santa Cruz
16h00 – Salgueiro x CRB
18h00 – Vitória x Treze
19h30 – Botafogo-PB x Confiança