O Esporte Clube Bahia tem uma parada complicada na próxima quarta-feira, quando enfrenta o Grêmio, às 19h15, em Porto Alegre, no primeiro jogo do Esquadrão no ano de 2021, mas valendo pelo Campeonato Brasileiro de 2020. O time agora comandado pelo técnico Dado Cavalcanti quer iniciar o ano com o pé direito, mas para isso precisará desbancar a equipe de Renato Gaúcho, que faz uma boa campanha no Brasileirão e é finalista da Copa do Brasil. Para encerrar a sequência de seis derrotas seguidas, o Tricolor buscará repetir o feito de 2019, quando o time conseguiu vencer os gaúchos por 1 a 0 em Porto Alegre pela primeira vez na história. O meia Daniel falou sobre o confronto e admite que será um jogo difícil.
“Jogo lá no Sul é sempre bastante complicado. Acho que o Bahia venceu o Grêmio lá pela primeira vez no ano passado. A gente vê que é possível. Temos que ir lá e repetir a mesma coisa do ano passado. Teve muita raça, muito empenho. E também jogar quando tiver a bola. O time deles deixa jogar. Quem sabe conseguimos os três pontos para iniciar 2021 de uma forma diferente. Conquistar os três pontos. Tenho fé nisso”, disse.
Esse mês será decisivo, afinal, o Bahia terá confrontos diretos contra Atlético-GO, Athletico-PR, Sport e Vasco, equipes que estão na metade de baixo da tabela de classificação. O time carioca é o primeiro integrante do Z-4, com 28 pontos, mesma pontuação do Esquadrão que só aparece um degrau acima por conta do critério de desempate do número de triunfos. Mas vale lembrar que o Cruzmaltino tem um jogo a menos, adiado da 1ª rodada, contra o Palmeiras.
“A gente tem que ter bastante confiança. São adversários diretos, não podemos bobear. Precisamos ter muita atenção. O campeonato está embolado. Ao mesmo tempo em que se a gente ganhar a gente passa diversos adversários, se perder a gente vai se distanciar, a situação vai complicar. No primeiro turno, infelizmente, essa sequência atrapalhou bastante a gente. Mas depois tivemos uma boa sequência, tanto que terminamos o primeiro turno na primeira metade de tabela. Então, temos que continuar com a mesma confiança. Estamos vendo a evolução do time no dia a dia. Tem que ter bastante confiança, independentemente da posição da tabela em que se está.”
Para enfrentar o Grêmio, o técnico Dado Cavalcanti não poderá contar com Juninho Capixaba, por força contratual. Gregore e Juninho, suspensos por acúmulo de cartões amarelos, também desfalcam o time baiano. Por outro lado, o zagueiro Lucas Fonseca, o lateral Zeca, o volante Ramon, e os meias Daniel e Rodriguinho, todos retornam e fica à disposição.
JOGOS DO BAHIA EM JANEIRO
06/01 – Grêmio x Bahia, Arena do Grêmio
10/01 – Atlético-GO x Bahia, Antônio Accioly
20/01 – Bahia x Athletico-PR, Arena Fonte Nova
24/01 – Sport x Bahia, Ilha do Retiro
28/01 – Bahia x Corinthians, Arena Fonte Nova
31/01 – Vasco x Bahia, São Januário