Menos de 24 horas após o time principal perder o clássico BA-VI pela Copa do Nordeste, foi a vez da equipe de transição entrar em campo abrindo a 5ª rodada do Campeonato Baiano, e parecia que seria mais uma decepção para o torcedor tricolor neste final de semana. No entanto, após sair atrás no placar, o Esquadrão buscou a virada e venceu o lanterna Jacobina pelo placar de 3 a 1 no Estádio Municipal José Rocha, assumindo a liderança isolada do Estadual, com 11 pontos, três pontos de distância para Vitória e Atlético de Alagoinhas que se enfrentam no dia 15, no Barradão. O time de Arnaldo Lira, por sua vez, segue sem vencer e na lanterna com apenas 1 ponto somado.
GOLS: Dionísio abriu o placar para o Jegue da Chapada ainda no início do primeiro tempo, mas no segundo tempo, o Tricolor empatou com Ramon, sendo que os dois gols foram em cobranças de pênaltis que não existiram. O time de Dado Cavalcanti virou com Saldanha e ampliou com Régis Tosatti.
O próximo compromisso do sub-23 do Bahia é justamente o clássico BA-VI, dia 1º de março, às 16h, no Estádio Manoel Barradas. No mesmo dia e horário, o Jacobina enfrenta o Jacuipense, no Estádio Eliel Martins.
O Bahia de Dado Cavalcanti enfrentou o Jacobina com: Fernando Castro; Willean Lepo (Lucas Rodrigues); Ignácio, Anderson e Mayk; Edson, Ramon (Yuri) e Arthur Rezende; Gustavo, Alesson (Régis Tosatti) e Saldanha.
JOGOS DA 5ª RODADA – CAMPEONATO BAIANO
DOMINGO, 09/02
16h00 – Jacobina 1 x 3 Bahia
SÁBADO, 15/02
16h30 – Vitória x Atlético de Alagoinhas
16h00 – Doce Mel x Fluminense de Feira
DOMINGO, 16/02
16h00 – Vitória da Conquista x Bahia de Feira
16h00 – Juazeirense x Jacuipense
Dez clubes disputam o Campeonato Baiano de 2020, sendo eles: Atlético de Alagoinhas, Bahia, Bahia de Feira, Doce Mel, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Juazeirense, Vitória e Vitória da Conquista. Com pontos corridos, as equipes se enfrentam no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas, sendo que o 1º enfrenta o 4º, e o 2º colocado encara o 3º. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nas cobranças de pênaltis. Os dois vencedores da segunda fase fazem a disputa do título, também em jogos de ida e volta, com o segundo jogo na casa daquele de melhor campanha. O campeão, também havendo empate em pontos e saldo de gols após as duas partidas, será conhecido nas cobranças de pênaltis.