Vamos dar um crédito também a diretoria do Bahia que vem buscando acertar, vejamos como éramos e como estamos atualmente, hoje pagamos em dia ou antecipadamente, recuperamos nossos patrimônios, temos vários jogadores cobiçados por grandes equipes, nosso plantel tem jogadores com contratos acima de duas temporadas, coisa que antigamente era cada ano um time e quarenta contratações.
O Bahia já tinha uma base com remanescentes do ano anterior e fez bons investimentos como por exemplo a compra do passe de Edigar Junio, Zé Rafael e Vinícius que tende a crescer com o grupo e recentemente esse mesmo Vinícius chegou com outras peças como o também jovem meia Gustavo Ferrareis, o ponta ofensivo Mendoza e um lateral que já demonstrou qualidade, chegou a jogar uma final de Sul-Americana pela Ponte Preta, um tal de Régis Souza, todos eles podendo ser considerados como importantes para composição de grupo.
O que muita gente não gosta é que no Bahia atual há uma nova filosofia de gerência do futebol, principalmente com a busca de jogadores com o perfil de ser jovens e possuir uma boa qualidade técnica.
Como parâmetro comparativo, vejam que enquanto o Bahia inovava com esse novo modelo semelhante ao que já fazia Atlético-PR, Chapecoense e Ponte Preta que tiveram sucesso com essa metodologia, os vices apenas nos observavam e tripudiavam, achando eles que aqueles velhos refugos mesclados com alguns fins de carreira eram as cerejas do bolo deles. Casos de Cleiton Xavier, Dagoberto, Pisculichi, Dátolo, etc.
Quanto ao Bahia, já que foi citado como parâmetro especulativo em várias postagens aqui neste Blog com relação as formações de equipes, acho que precisamos sim de um centroavante daqueles que tenha boa finalização de jogadas, um zagueiro jovem e experiente e um volante ambidestro do tipo coringa que saiba fazer também a função de lateral. Mas não precisamos trazer qualquer um só para dar resposta a torcida (aqueles desavisados ou manipulados pelos ouvidos), têm-se que buscar esses jogadores para chegar e resolver.
Acredito que o Bahia está buscando atletas com esse perfil para fechar o ciclo de contratações com chave de ouro, ainda mais que estamos em ano de eleição e o salário dos caras que gerem o clube é bom e eles não vão querer perder essa “boquinha em tempos de crise” além do prestígio em ser presidente do Bahia e estar sempre dando entrevistas na mídia nacional.
Quero que saibam que eu não sou defensor dessa diretoria, não votei neles, mas a verdade deve ser dita!
Peço desculpas, principalmente aos grandes escritores tricolores do Blog, primeira vez que me excedo escrevendo mais que cinco linhas, relevem pois sou apenas um engenheiro eletrônico e a junção de palavras não é meu forte, já com os cálculos podem contar com o amigo japonês.
Luciano Tanaka, torcedor do Bahia e colaborador do Futebol Baiano.