Promessa do futebol brasileiro, o jovem Renato D’Autilia vem escrevendo sua história no futebol italiano. Há cinco anos no país, o goleiro completou em outubro dois anos no Bologna, equipe ao qual se transferiu pela maior capacidade de formar jogadores, principalmente goleiros, devido a presença no staff técnico de Gianluca Pagliuca e Luca Bucci, dois grandes ex-goleiros da seleção italiana. Antes o atleta havia atuado pela base da Inter de Milão e no Brasil, pela base do Palmeiras. O atleta que nasceu em Salvador, na Bahia, comentou sobre essa movimentação.
“Sou muito grato à Internazionale por ter me aberto as portas aqui na Itália. Lá aprendi muita coisa e evoluí bastante como atleta. Mas em algum momento senti que precisava de um projeto técnico de maior qualidade e mais ambicioso e por isso aceitei o projeto aqui no Bologna onde estou muito feliz. Espero que venham mais anos pela frente.
Renato Widmer D’Autilia também já assinou seu primeiro contrato profissional com o Bologna e após completar dois anos na equipe italiana, Renato teve a oportunidade de integrar o elenco do Sub-21 que disputa a UEFA Youth League, mesmo com apenas 16 anos de idade. Sendo esta a primeira vez que o clube disputa tal competição.
Recentemente, o jogador foi também convocado pela primeira vez para a Seleção Italiana Sub-1, onde já havia sido convocado em categorias menores. O jogador ainda pode ser convocado para a Seleção Brasileira, caso a delegação entenda que o atleta mereça a convocação.