Neste domingo (03), aconteceu o primeiro jogo da final da Copa do Brasil 2024. Jogando diante do seu torcedor, no Estádio do Maracanã, o Flamengo venceu com propriedade o Atlético-MG por 3 a 1 nos primeiros 90 minutos, com gols marcados por Arrascaeta e Gabigol (duas vezes). Alan Kardec diminuiu para o Galo.
O jogo de volta da final será no próximo domingo (10), às 16h, na Arena MRV. O Atlético-MG precisa vencer por três gols de diferença para ficar com o título no tempo normal ou por dois para decidir nos pênaltis. Já o Flamengo pode perder até por um gol de diferença que fica com a taça.
Vale lembrar que se o Flamengo for campeão da Copa do Brasil, por ele figurar no 4º lugar, abre mais uma vaga para a Libertadores na Série A. Com isso, o G-4 vira G-5 e o G-7 vira G-8. A zona de vaga para a Sul-Americana aumenta de G-12 para G-13. Se o Atlético-MG (10º colocado) for campeão da Copa do Brasil, aumenta vaga apenas na Sul-Americana.
O Flamengo tem quatro título da Copa do Brasil, empatado com o Palmeiras, e vai em busca do pentacampeonato para se igualar ao Grêmio, segundo maior campeão. Quem lidera o ranking de títulos do torneio é o Cruzeiro, com seis taças. Já o Atlético-MG foi campeão duas vezes e tenta o tricampeonato em 2024.
Campeões da Copa do Brasil:
1 – Cruzeiro (6 títulos e 2 vice-campeonatos)
2 – Grêmio (5 títulos e 4 vice-campeonatos)
3 – Flamengo (4 títulos e 5 vice-campeonatos)
4 – Palmeiras (4 títulos e 1 vice-campeonato)
5 – Corinthians (3 títulos e 4 vice-campeonatos)
6 – Atlético-MG (2 títulos e 1 vice-campeonato)
São Paulo, Fluminense, Vasco, Santos, Sport, Internacional, Athletico-PR, Criciúma, Juventude, Paulista e Santo André têm um título, cada.