Desde o ano passado, o zagueiro Wagner Leonardo é um dos principais jogadores do Esporte Clube Vitória, sendo figura importante não apenas pelas atuações dentro de campo, mas também pelo papel de liderança no elenco. Ele foi um dos protagonistas nas campanhas do títulos da Série B de 2023 e do Campeonato Baiano de 2024, renovando o contrato até 2028, com multa de R$ 350 milhões.
Além de demonstrar muita segurança defensivamente, Wagner Leonardo costuma se destacar também pelos gols. O defensor de 25 anos já marcou tentos importantes, como no segundo jogo da final do Campeonato Baiano, diante do Bahia, e chamando a responsabilidade também em cobrança de pênalti que garantiu a vitória no apagar das luzes diante do Internacional, no Barradão, no primeiro turno da Série A.
No último domingo, Wagner Leonardo voltou a marcar contra o Inter, mas dessa vez o Vitória perdeu por 3 a 1 no Estádio Beira-Rio. O gol marcado colocou o jogador na 4ª posição na lista de zagueiros com mais gols pelo clube neste século. Ele está empatado com Victor Ramos, ambos com 10 gols.
Wagner Leonardo está a seis gols de igualar o zagueiro Kanu, que aparece no topo do ranking, seguido por Wallace, com 14 gols, e Marcelo Heleno, com 11. Vale frisar que Wagner Leonardo precisou de 82 jogos para marcar os 10 gols, enquanto Victor Ramos disputou 172 partidas pelo Rubro-Negro. O levantamento foi pelo historiador Marcelo Monteiro em parceria com o ge.globo.
Zagueiros do Vitória com mais gols no século XXI:
Kanu: 16 gols;
Wallace: 14 gols;
Marcelo Heleno: 11 gols;
Wagner Leonardo e Victor Ramos: 10 gols;
Gabriel Paulista: 7 gols.
- Antes de pegar o Vitória, Atlético-MG vence o Vasco pela Copa do Brasil
- Carpini comanda treino tático no Vitória de olho no Atlético-MG
- Ceni não descarta mudar sistema de jogo do Bahia com ausência de Everton
- Acevedo se diz confiante para retornar aos gramados após 9 meses
- Bahia atropela o Tiradentes-PI e avança na Copa do Brasil Sub-20