Série A pode terminar com dois nordestinos no G-10 pela 1ª vez

Fortaleza ocupa o terceiro lugar na tabela, enquanto o Bahia é o 7º colocado.

Foto: Leticia Martins/Divulgação/Bahia

O Campeonato Brasileiro da Série A de 2024 pode registrar um feito inédito para o futebol nordestino. Com Fortaleza na terceira colocação e o Bahia no sétimo lugar, podemos ter pela primeira vez na história dois clubes nordestinos terminando o Brasileirão dentro do G-10.

O Fortaleza soma 55 pontos no 3º lugar, e já tem vaga encaminhada para a Copa Libertadores. Além disso, o Leão do Pici ainda está vivo na disputa pelo título. Já o Bahia, que chegou a ocupar a vice-liderança no primeiro turno, está atualmente na 7ª posição com 45 pontos, e lutando por uma vaga na Pré-Libertadores.

O Fortaleza é o clube nordestino com a melhor campanha na era dos pontos corridos do Brasileirão. Em 2021, o Tricolor do Pici terminou no 4º lugar, com 59 pontos, e esse ano caminho para superar essa marca.

“Foi um crescimento constante e sustentável, que é fruto de um grande trabalho em equipe que vem sendo realizado. Desde a diretoria, comissão técnica, jogadores e demais funcionários. Buscamos esse crescimento, passo a passo, com muita responsabilidade e empenho, com a torcida também sendo muito importante nesse processo”, avalia Marcelo Paz, CEO da SAF do Fortaleza.

Ter um clube nordestino no G-10 é algo raro no Brasileirão. Das 21 edições dos pontos corridos, apenas sete delas tivemos um time do Nordeste entre os dez primeiros colocados. Vitória (10º colocado em 2008 e 5º colocado em 2013), Sport (6º colocado em 2015) e o próprio Fortaleza (9º colocado em 2019, 4º colocado em 2021 e 8º colocado em 2023).

 

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário