Oh, véi! E o Bahia? Vai pra onde? – Por Erick Cerqueira

Pra cima do Vasco, em mais um jogo fora e acreditando sempre no triunfo.

Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

Fala, Nação Tricolor. Esperei passar o GreNal pra ver se o Tricolor de lá ajudava a gente, mas não rolou. Então, após longos 14 dias, vamos voltar a falar do Bahia.

O Esquadrão foi pra terra de minha mãe enfrentar o Cruzeiro, em mais um dos jogos de 6 pontos que teremos até o fim do campeonato. A importância da partida era enorme. Primeiro porque definiria quem ficaria na frente do outro na tabela de classificação. Segundo, porque se criou um clima de desespero e desânimo na Torcida Tricolor e nos youtubers, absurdo, pós-derrota pro Flamengo. Mas o que será que justifica tantas críticas ao time que se mantém entre os 7 melhores do Brasileirão desde a segunda rodada?

Conversando e analisando, o que dizem meus amigos e parentes, acho que a Torcida do Bahia sofre com Dependência de Adrenalina. Afinal, é a primeira vez que não estamos gastando os dedos em calculadoras pra analisar quantos pontos faltam pra se afastar do Z4 ou quantos faltam para o acesso, e tem uma galera gigante em clima de velório. Entendo que é um final de ano estranho, nesses 20 anos de pontos corridos. Mas superaremos.

E é curioso que quando fazemos algumas perguntas, as respostas são bem parecidas (e interessantes).

  1. O time é bom? Não, é mediano (ou meeiro).
  2. Então não está bom ficar do 10º pra cima na tabela? Não.
  3. O técnico é bom? Não, é ruim.
  4. O ataque é bom? Não, é fraco. O banco é melhor.
  5. A classificação na tabela é ruim? Não, mas era pra estar melhor.
  6. E por que éramos pra estar melhor na tabela? Porque Ceni não usa a Base.
  7. Mas se nem acabou o campeonato e vocês já estão especulando novas contratações, como vai usar a Base? Claro, tem de reforçar o time.

Ou seja, está tudo errado, Ceni é burro, o CFG montou um elenco ruim, não tem atacantes bons e, dito isso, era pra gente estar disputando o título com o Botafogo que investiu 3x mais que o Tricolor.

Maior investimento da história

Outro argumento que li/ouvi, foi:

“ah, mas também o Bahia nunca investiu tanto num time como em 2024. Por isso era pra estar mais acima na tabela”.

E aí a gente precisa olhar pra tabela e analisar isso também. O Tricolor foi o 7º time que mais investiu no ano.E isso, porque Lucho chegou de última hora pra dobrar o nosso orçamento. Foram 9 reforços ao custo de 119 milhões. E se tirarmos os 65 milhões de Luciano Rodrigues, estaríamos à frente apenas de 6 clubes da Série A, que coincidentemente, estão entre os 8 últimos colocados da competição. Times como Cruzeiro, Corinthians e Vasco gastaram muito mais que o Bahia e estão abaixo. Botafogo, Flamengo e Palmeiras lideram o ranking de investimentos e estão acima. (Fonte dos dados)

Então, existem dois pensamentos dominantes entre os torcedores. Os que estão putos porque não serão campeões no ano 1 do Grupo City, por causa dos erros citados acima. E os que estão curtindo o campeonato mais tranquilo dos últimos 20 anos, comemorando triunfos e se chateando nas derrotas. O único ponto de convergência desses dois grupos é que ir somente pra Sul-Americana, não seria um bônus, e sim, uma decepção.

O que acho complicado, é que acredito que o Grupo 1 está sofrendo por antecipação como se fosse uma autodefesa. É tipo aquele cara que não olha o pênalti e diz “já sei que vai perder”. Assim, quando a Torcida gritar gol, ele comemorará. E se for pra fora, não irá se frustrar por não ter criado expectativa.

BORA BAÊA MINHA PORRA!

Dito tudo isso, o empate contra o Cruzeiro foi importantíssimo pra ver se a Torcida volta a se empolgar com a campanha sem riscos.

Pra cima do Vasco, em mais um jogo fora e acreditando sempre no triunfo. Porque AQUI É BAHIA! E A GENTE TORCE ATÉ SAIR O GOL DE RAUDINEI.

Autor(a)

Erick Cerqueira

Resenheiro extra-oficial do Único TIME BI CAMPEÃO BRASILEIRO entre Minas Gerais e o pólo Norte. Pós graduado em Gestão Esportiva, publicitário, parcial, Torcedor do Bahia e pai de Thor! Twitter: https://twitter.com/ericksc_

Deixe seu comentário