Flamengo e Atlético-MG decidem o título da Copa do Brasil 2024

O Flamengo vai enfrentar na final o Atlético-MG, que passou pelo Vasco.

Foto: Eurasia Sport Images/GettyImages

Foi definido neste domingo (20) o segundo finalista da Copa do Brasil 2024. Após vencer por 1 a 0 no Estádio do Maracanã, o Flamengo arrancou um empate sem gols com o Corinthians, na Néo Química Arena, mesmo jogando desde os 30 minutos do primeiro com 10 jogadores por conta da expulsão do atacante Bruno Henrique. Com isso, o Rubro-Negro Carioca garantiu vaga na decisão.

O Flamengo vai enfrentar na final o Atlético-MG, que passou pelo Vasco da Gama no último sábado. O Galo venceu por 2 a 1 no jogo de ida, na Arena MRV. Na volta, atuando em São Januário, o Cruzmaltino até saiu na frente, mas o atacante Hulk, cria da base do Vitória, marcou um golaço e garantiu o empate, e consequentemente a classificação.

O Flamengo tem quatro título da Copa do Brasil, empatado com o Palmeiras, e vai em busca do pentacampeonato para se igualar ao Grêmio, segundo maior campeão. Quem lidera o ranking de títulos do torneio é o Cruzeiro, com seis taças. Já o Atlético-MG foi campeão duas vezes e tenta o tricampeonato em 2024.

HISTÓRIA DA COPA DO BRASIL

A Copa do Brasil surgiu em 1989, inicialmente disputada por 32 clubes, passou a 40 em 1996, e foi crescendo até chegar em 69 no ano de 2000, vindo a se estabilizar em 64 após 2001, número que se manteve até 2012, disputada pelos 26 estados brasileiros e pelo Distrito Federal.

A partir de 2013, passou a ser disputada por 86 equipes, seis delas já classificadas para as oitavas de final, mas a partir de 2017 chegou a 91 equipes. Desde a edição de 2001, os clubes que participavam da Libertadores não disputavam a Copa do Brasil no mesmo ano, devido a conflito de datas com a competição continental.

Sendo assim, o campeão da Copa do Brasil nunca disputava a edição seguinte, uma vez que se classificava para a disputa da Libertadores no ano posterior. Porém, desde 2013 essa competição nacional também conta entre os seus participantes, com os clubes que disputam Libertadores. Até a edição de 2020, esses clubes entravam nas oitavas de final, mas a partir de 2021, entram na 3ª fase.

 

Autor(a)

Fellipe Amaral

Administrador e colunista do site Futebol Bahiano. Contato: [email protected]

Deixe seu comentário