Após vencer o Atlético-GO por 2 a 0 fora de casa e ganhar uma sobrevida no Brasileirão, o Esporte Clube Vitória tem novo confronto direto, agora diante do Juventude, às 16h deste sábado, no Estádio Manoel Barradas, pela 27ª rodada da Série A. O Leão ocupa o 17º lugar, com 25 pontos, e precisa vencer para ter chance de sair da zona de rebaixamento nessa rodada.
Considerando apenas os confrontos em Salvador, o histórico é bastante equilibrado. O Vitória enfrentou o Juventude 9 vezes, venceu três, perdeu duas e empatou quatro. Porém, o Leão não perde para o time gaúcho atuando nos seus domínios desde 2000, quando tomou 1 a 0, com gol de Luiz Fernando, pela 1ª fase do Campeonato Brasileiro, que foi chamado de Copa João Havelange.
De 2000 para cá, foram sete encontros, com três vitórias do Leão e quatro empates. O último duelo entre os dois times na capital baiana foi em outubro de 2023, pela 34ª rodada da Série B, e terminou empatado por 0 a 0. As duas equipes conseguiram o acesso à Série A, sendo que o Leão sagrou-se campeão.
No histórico geral, o Juventude leva vantagem sobre o Vitória. Em 19 partidas, o time gaúcho venceu 7 contra 4 vitórias do Leão. Tivemos também 8 empates. Pela Série A, foram 13 duelos, com seis triunfos do Juventude, dois do Rubro-Negro, além de cinco empates.